quarta-feira, 25 de julho de 2018

Nota do Blogueiro


"Em radical contraste com os discursos egomaníacos de Hitler - que enfatizavam a palavra "eu" - Churchill, cujos anos de estudo haviam aprimorado seu agudo entendimento da nação que agora liderava, sabia o poder do "nós" ao exortar o público britânico a assumir uma luta tão terrível. [...] Seu trabalho era lisonjear um povo assustado, colocando-o em papéis centrais no grande drama do mundo; e, como sabemos, a lisonja leva a pessoa a qualquer parte".
Trecho de "O destino de uma nação", livro de Anthony McCarten lançado em 2017 e que ganhou recentemente edição brasileira pela editora Crítica, do grupo Planeta do Brasil (272 páginas, tradução de Eliana Rocha e Luís Reyes Gil). Com o subtítulo "Como Churchill desistiu de um acordo de paz para entrar em guerra contra Hitler", a obra literária retrata os primeiros meses de Winston Churchill como Primeiro-ministro da Grã-Bretanha, em maio de 1940, frente à Resistência Britânica contra as tropas hitleristas, no auge da Segunda Guerra Mundial.
Originou o premiado filme homônimo de Joe Wright, que deu a Gary Oldman o Oscar de melhor ator (no incrível papel do estadista). Já disponível nas livrarias. Obrigado, editora Crítica, @m2.comunicacao e @sonypicturesbr, pelo envio do exemplar.



Nenhum comentário: