Duas fitas policiais distribuídas no Brasil pela Flashstar, uma em tom de comédia e outra thriller, para quem curte! Leia abaixo as críticas. Boa sessão!
Apesar das diferenças gritantes, os agentes policiais Ousmane (Omar Sy) e François (Laurent Lafitte) unem-se para investigar o assassinato da esposa de um magnata francês. Ousmane é um policial negro do subúrbio enquanto François atua como chefe da polícia criminal parisiense. Dois homens de mundo opostos com o mesmo objetivo: encontrar os criminosos para colocá-los atrás das grades.
Divertida e movimentada comédia policial com uma dupla formidável de atores franceses, Omar Sy (de “Intocáveis” e “Chocolate”) e Laurent Lafitte, que meses depois do lançamento desse filme, em 2012, entraria para a renomada companhia de teatro Comédie-Française. Eles interpretam dois agentes policiais de perfis diferentes enviados para as ruas de Paris para investigar um crime brutal nos arredores da capital. No longo percurso atrás dos bandidos, varando dia e noite, os sujeitos, com visões de mundo opostas, precisarão segurar as pontas para aceitarem um ao outro, pois cada um apresenta uma condição, e vivem em realidades antagônicas. Entre provocações, atritos e ameaças, a dupla tentará arduamente deixar as diferenças de lado, pois o trabalho grita mais alto, e o tempo urge. Na minuciosa investigação policial a dupla se esbarrará em questões de status, com a constante classificação de subordinado versus chefe (e no caso de Ousmane e François, de branco versus negro). Dentro de uma aparente comédia policial corriqueira sobra espaço para se discutir preconceito, questões étnicas e analisar os guetos em Paris, com um resultado muito acima da média. Por isto o filme tem altos pontos positivos.
No estilo “Máquina mortífera”, “Os opostos se atraem” reúne elementos-chave, piadas de humor negro, reviravoltas e perseguições com acidentes, dialogando diretamente com a cultura pop. Um atrativo diferenciado no mercado. Vale ver!
Saiu comercialmente no exterior pela The Weinstein Company em 2012, e no Brasil foi lançado quase cinco anos depois em DVD pela Flashstar. Também pode ser encontrado com o título de “Os incompatíveis”, exibido assim na TV.
Os opostos se atraem (De l'autre côté du périph/ On the other side of the tracks). França, 2012, 95 min. Comédia/Policial. Colorido. Dirigido por David Charhon. Distribuição: Flashstar
A sacada
Stone (Nicolas Cage) e Waters (Elijah Wood) são dois policiais especializados no combate às drogas, que doam a alma pelo trabalho. Num dia rotineiro, Stone descobre um cofre escondido no departamento onde atua e bola um plano para roubá-lo com a ajuda de Waters. O que parecia ser fácil desenrolará numa série de mortes e reviravoltas inusitadas.
Modesta fita policial com Nicolas Cage e Elijah Wood, que toparam participar de uma produção independente de pouco renome, porém com resultado vigoroso, interessantíssimo do ponto de vista do roteiro, que mistura thriller e drama. A dupla nos brinda com boas performances nesse policial intenso, caprichado nas reviravoltas e um final imprevisível. Daqueles filmes sobre roubo onde tudo parece fácil para os protagonistas, dois personagens fortes que mudam de lado e entram de cabeça num jogo de erros, dotado de surpresas, troca de tiros, assassinatos e desova de cadáveres. Tudo por causa de um cofre guardado em segredo... A máxima “A curiosidade matou o gato” vale a cada minuto para os dois policiais centrais dessa história de ganância levada às últimas consequências. Assista e não desgrude os olhos!
Rodado em Las Vegas, com orçamento baixo (U$ 9 milhões), o filme traz participação da cantora, modelo e atriz filha de brasileiro Sky Ferreira e uma ponta do lendário comediante já falecido Jerry Lewis, como o pai do personagem de Nicolas Cage - Lewis faria mais três filmes depois deste e morreria em 2017, aos 91 anos.
Escrito pelos diretores com apoio do roteirista de curtas-metragens de ação Adam Hirsch, teve no Brasil um título confuso e banal (“Sacada”?), lançado em DVD pela Flashstar. Destaco o nome da distribuidora Flashstar, que de uns anos para cá se reinventou e traz fitas independentes bacanas para o mercado nacional, como este bom exemplar aqui.
A sacada (The trust). EUA, 2016, 91 min. Policial. Colorido. Dirigido por Alex Brewer e Benjamin Brewer. Distribuição: Flashstar
Nenhum comentário:
Postar um comentário