quarta-feira, 27 de junho de 2018

Cine Lançamento



The Post – A guerra secreta


Em 1971, os editores do jornal The Washington Post Katharine Graham (Meryl Streep) e Ben Bradlee (Tom Hanks) unem forças para expor no periódico uma notícia bombástica envolvendo a invasão dos Estados Unidos no Vietnã, após obterem documentos ultrassecretos de dentro do Pentágono. A divulgação do caso colocará em risco a carreira dos editores e dos jornalistas envolvidos, além de ser uma ameaça ao governo norte-americano.

Spielberg sendo Spielberg fora dos blockbusters numa aula de cinema a partir de um polêmico fato real ocorrido entre os anos 60 e 70, como o diretor e produtor bem fez em “Lincoln”, “Munique” e “A lista de Schindler”. Aos 71 anos dirigiu com exatidão cirúrgica dois monstros sagrados do cinema, juntos pela primeira vez, Meryl Streep e Tom Hanks, interpretando respectivamente a editora-chefe e coordenadora do The Washington Post e o jornalista e editor-executivo do jornal (ambos falecidos). A dupla ficou bem caracterizada, semelhante às duas notórias figuras reais da imprensa norte-americana, com destaque para Meryl com cabelo armado, numa interpretação majestosa que rendeu a ela uma indicação ao Oscar neste ano.
Poderoso e eficiente, esse drama de denúncia e investigação jornalística antecede e complementa o clássico “Todos os homens do presidente” (1976), que explicava o desenrolar do caso Watergate. Aqui, na mesma forma dialogada e expositiva, propõe-se a narrar minúcias dos turbulentos fatos que chacoalharam a Casa Branca em 1971 quando a dupla de editores publicou reportagens sobre os planos de invasão no Vietnã decretados pelo governo americano em anos anteriores. Para publicar as matérias, o jornal teve acesso direto a documentos secretos do Pentágono, uma catástrofe anunciada que reverberou na política internacional e colocou vidas em jogo. As acusações respingavam em presidentes anteriores a Nixon, como John Kennedy, Lindon Johnson e Dwight Eisenhower, que causou furor na sociedade, destroçando a popularidade de Nixon, governante na época do caso, que renunciou depois do vexame de Watergate, em 1974.
Spielberg dá nomes reais da lista secreta e não titubeia em alardear. Com uma extensa pesquisa por trás, o filme vasculha documentos secretos, tratando das mentiras contadas por décadas acerca dos motivos reais da Guerra do Vietnã (até hoje são contraditórias as versões, o filme assume um lado, por isso não esconde um aspecto de teoria de conspiração).
Bem costurado, com momentos alternativos de suspense, a obra apoia o engajamento de jornalistas pela divulgação da verdade mesmo que esta desmascare fontes, políticos e homens do poder, na maneira mais exata do jornalismo imparcial e combativo.
O veterano Spielberg acertou em cheio, porém o filme dividiu opiniões da crítica internacional. Eu fico do lado dos que aprovaram a ideia, e pra mim “The Post” mantém-se na lista dos bons filmes de 2018.
Spielberg, além dos blockbusters movimentados, também é bom de mira nas fitas sérias focadas em dramas reais. Rodou este em poucas semanas, com dois meses de preparação dos atores, entre uma folga e outra na produção da excelente e enérgica aventura “Jogador número 1”.
Além da indicação de Meryl ao Oscar, recebeu na categoria de melhor filme, e seis outras indicações ao Globo de Ouro (como diretor, filme, ator e atriz). Foi um azarão, não ganhou nada, apenas um prêmio especial no AFI pela contribuição ao jornalismo político.
O roteiro foi escrito pelo vencedor do Oscar Josh Singer, que ganhou exatamente dois anos atrás por outro filme sobre jornalismo de denúncia, o espetacular “Spotlight: Segredos revelados” (2015). Está aí a razão de ter dado tão certo o resultado!
Exibido nos cinemas em janeiro deste ano, chegou agora em DVD pela Universal, co-distribuído pela 20th Century Fox. No DVD há três bons extras para acompanhar a produção e entender a história, a concepção do filme, a criação da trilha e o roteiro.

The Post – A guerra secreta (The Post). EUA/ Reino Unido, 2017, 116 min. Drama. Colorido. Dirigido por Steven Spielberg. Distribuição: Universal Pictures 

Nenhum comentário: