sábado, 3 de março de 2018

Resenha Especial


Assassinato de um presidente

Junho de 1963. Três empresários poderosos de ideais de direita, ligados ao governo americano, contratam um espião internacional para tramar a morte do presidente John Kennedy, alvo de críticas por manter relações diplomáticas com comunistas.

Baseado no livro de Mark Lane “Rush to judgment”, este intenso thriller político especulativo ficou polêmico na época do lançamento, em 1973, porque tenta provar um complô metodicamente armado por milionários americanos e espiões internacionais para assassinar JFK (ainda hoje motivo de indagações). A informação sobre essa possível trama criminosa caiu como uma bomba na imprensa; saiu de um comentário do presidente Lyndon B. Johnson (que assumiu quando Kennedy morreu), em entrevista, a poucos meses de seu falecimento, em 1973. E é em cima dessa teoria da conspiração que o filme se organiza. Começa cinco meses antes da morte de JFK, em junho de 1963, com três empresários poderosos (Burt Lancaster, Robert Ryan e Will Geer) reunidos para discutir o envolvimento do presidente com a esquerda. Temerosos com o posicionamento de Kennedy, contratam um espião internacional e usam um fuzileiro naval como bode expiatório, Lee Oswald - que oficialmente foi quem atirou contra Kennedy em Dallas (como Oswald foi assassinado dois dias de cometer o crime, ficou declarado pelo relatório da Comissão Warren que agira sozinho).
Os rumos dessa história tétrica, repleta de nuances e filosofias políticas, saíram da mente e das mãos de Dalton Trumbo, roteirista premiado, que morreria pouquíssimo tempo depois. Para deixar didático o filme, com realismo, o diretor David Miller optou por um estilo semi-documental, entremeando na ficção vídeos raros de JFK, entrevistas antigas e fotos, traçando um chamativo paralelo com outros presidentes norte-americanos assassinados - Abraham Lincoln, James Garfield e William McKinley (e outros feridos em ataques, como os presidentes Theodore Roosevelt e Franklin D. Roosevelt).
Uma fita corajosa, amplamente expositiva, de ação e drama, com argumentos questionáveis, super bem realizado como produto de cinema, que polemiza e provoca dúvidas: será que mais gente, incluindo magnatas e governistas, planejou a morte de Kennedy? Assista e tire as próprias conclusões.
Originalmente da Warner Bros, “Assassinato de um presidente” acaba de ser relançado pela Classicline em excelente cópia em DVD.



Assassinato de um presidente (Executive action). EUA, 1973, 90 min. Ação/Drama. Colorido. Dirigido por David Miller. Distribuição: Classicline. Disponível em DVD 

* Publicado na coluna Middia Cinema, na revista Middia, edição fevereiro/marcço de 2018

Nenhum comentário: