quinta-feira, 8 de março de 2018

Cine Lançamento



Viagem das garotas

Quatro amigas de longa data, Ryan (Regina Hall), Sasha (Queen Latifah), Lisa (Jada Pinkett Smith) e Dina (Tiffany Haddish), partem para uma viagem inesquecível a Nova Orleans, onde irão curtir o famoso festival de música Essence. Elas compartilham dos mesmos sentimentos, frustrações e dificuldades, e a viagem será um momento para o reequilíbrio, seja na busca por novos amigos (e quem sabe um romance) ou no simples ato de estarem juntas.

Divertidíssima comédia sobre amizade, a independência feminina e o empoderamento dos negros, com premiadas atrizes da nova geração em seus melhores momentos cômicos no cinema.
Parte de um roteiro simples, mas com discussões e críticas notáveis, acerca de quatro amigas que chegam a Nova Orleans dispostas a esquecer os fardos do cotidiano. Na cidade grande, a vida noturna agitada abre um leque de opções para elas embarcarem em aventuras amorosas, conhecerem pessoas diferentes e até se envolverem em enrascadas (a ponto de ficarem penduradas em uma corda no meio da rua, aplaudidas por um público eufórico embaixo). Próximas, somente elas, por poucos dias, uma ajudará a outra a entender a essência da vida para compreender o mundo chato e caótico da atualidade.
O filme do diretor Malcolm D. Lee, que fez comédias de sucesso nos cinemas americanos, como a trilogia “Amigos indiscretos”, celebra a vida da maneira mais despojada, a partir de amizades que permanecem, quase que imutáveis. Suas produções - para quem conhece sabe do que vou falar - analisam o papel do negro na sociedade, em especial as mulheres, que tem voz suprema, dotadas de uma força de expressão incrível, dispostas a quebrar correntes para firmar sua existência. Lee dá pitadas de engajamento e crítica, sempre com a sutileza do humor, encabeçando a lista dos bons diretores negros da atualidade, já premiado em festivais independentes. Por falar em festivais, “Viagem das garotas” recebeu indicações a vários prêmios pelo mundo afora, com amplo destaque para a atriz coadjuvante Tiffany Haddish, que rouba as cenas.
Com muita música (tem participação do cantor Ne-Yo), dança e piadas engraçadas, o filme foi rodado em locações, como na agitada rua Bourbon, no festival de música Essence, que existe desde 1994 e movimenta a região, e no Mercedes-Benz Superdome, um mega estádio no Centro Financeiro de Nova Orleans, servindo para o público como um passeio cultural por essa importante cidade da Louisiana.
Fez boa bilheteria nos Estados, com mais de U$ 120 milhões de arrecadação (diante de um orçamento moderado, U$ 19 milhões), ou seja, há público para este tipo de comédia, que une o entretenimento casual a reflexões pontuais.
Saiu no último mês em DVD pela Universal, com extras que valem a pena (cenas excluídas, making of e comentários do diretor).

Viagem das garotas (Girls trip). EUA/Canadá, 2017, 122 min. Comédia. Dirigido por Malcolm D. Lee. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: