domingo, 6 de março de 2016

Cine Lançamento


Ruth & Alex

Casados há 40 anos, Ruth (Diane Keaton) e Alex (Morgan Freeman) pretendem vender o aconchegante apartamento onde sempre moraram, localizado no Brooklyn. Ao abrir as portas para visita de possíveis compradores, cada um, à sua maneira, sente dificuldades emocionais para se desfazer do imóvel.

Uma agradável comédia de gosto fácil, independente (custou U$ 6 milhões, com fraca bilheteria nos cinemas), produzida por Morgan Freeman e direcionada ao público de meia idade. Baseada no livro de Jill Ciment, o filme tem um charme devido aos dois atores centrais vencedores de Oscar, que dispensam comentários. Diane Keaton e Morgan Freeman, em bela sintonia, interpretam um casal que, cansado da rotina, está disposto a vender o apartamento próprio em Nova York. Eles querem novos ares e pretendem mudar para outro bairro. A tarefa não é fácil: dia e noite recebem interessados em verificar as condições do imóvel, mas Alex sempre expõe algum defeito do espaço ou faz comentários maldosos para o cliente a fim de que ninguém bata o martelo na aquisição. Mais do que Ruth, Alex nutre fortes raízes naquele lar onde vive há quatro décadas, sua zona de conforto – e para completar num dos quartos fica seu ateliê de pintura. Sentados na poltrona do sofá acompanhamos o sentimento de peso do casal para se desligar do apartamento durante 1h30 de filme, que procura responder duas perguntas: será que Ruth e Alex concretizarão a venda e como será o futuro do casal, já atingindo a velhice, se isto ocorrer?
Apesar do roteiro de um foco único, sem clímax pertinente ou reviravolta, o filme tem sinceridade, com comédia na medida certa e clima secundário de fita romântica, provoca risos com as situações embaraçosas em que Alex se esbarra e aproveita um tema raríssimo do cinema – os conflitos internos dos personagens para se desvencilhar de uma propriedade. E, conforme frisado, flui exatamente bem pela presença de cena de dois atores master do cinema americano, dirigidos pelo vencedor do Emmy e indicado ao Bafta Richard Loncraine. Confira! Em DVD no Brasil pela Paramount.


Ruth & Alex (5 flights up). EUA, 2014, 91 min. Comédia dramática. Dirigido por Richard Loncraine. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: