sexta-feira, 4 de março de 2016

Cine Lançamento


Desafio do mar profundo

Documentário sobre a expedição organizada em 2012 pelo cineasta James Cameron rumo à Fossa das Marianas, nas profundezas do Oceano Pacífico.

Um brilhante documentário em formato de crônica marítima que acompanha a incrível façanha do diretor, produtor e roteirista canadense vencedor de três Oscar James Cameron para explorar o local mais profundo dos oceanos, conhecido como Fossa das Marianas. Em março de 2012, Cameron, também mergulhador e apaixonado por oceanografia, ocupou sozinho um batiscafo (cápsula), apelidado por ele de “Deepsea Challenger”, para descer 11 mil metros da superfície do mar, no coração do Oceano Pacífico, próximo às ilhas Marianas e às Filipinas. O objetivo foi de desvendar o ponto mais baixo da Terra, onde ninguém até então havia tocado. Nessa jornada ao desconhecido, o diretor arrisca a própria vida, e de dentro do minúsculo aparelho enfrenta a falta de oxigênio e depara-se com seres abissais monstruosos, em nome da ciência. Com uma câmera portátil, grava imagens do lugar inabitável e narra tudo o que o cerca. A exploração ao lugar mais profundo do planeta gerou amplos resultados para os estudos científicos: com as amostras colhidas por Cameron do fundo do mar foram descobertas e catalogadas 65 novas espécies de algas e bactérias!
Nas falas e nas cenas de rosto em 3/4, Cameron transmite um sentimento vivo de empolgação, de paixão, de energia. A explicação? Fácil: ele também é cientista, pesquisador da vida marinha e de anos para cá trabalha como documentarista da National Geographic. E desde os anos 80 ele projeta tema de pesquisas e hipóteses em seu cinema autoral, com particularidades dos oceanos, como realizou em “Piranhas 2: Assassinas voadoras” (1981), “O segredo do abismo” (1989) e “Titanic” (1997).
Com uma fotografia poderosa, em tonalidades de azuis misteriosos, planejada por três expert - Jules O'Loughlin, John Stokes     e Ian 'Thistle' Thorburn, o documentário encanta logo de cara e surpreende pela qualidade técnica visual. Se puder confira em Blu-ray 3D, formato lançado no Brasil, que se aproxima do Imax concebido originalmente nos cinemas por Cameron (que é também produtor do filme). Uma informação preciosa: o Blu-ray saiu aqui com o título original, “Deepsea challenge 3D”, porém o documentário passou na TV com essa tradução, “Desafio do mar profundo”. Imperdível!


Desafio do mar profundo (Deepsea challenge 3D). EUA, 2014, 89 min. Documentário. Dirigido por John Bruno e Ray Quint. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: