sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cine Lançamento


Departamento Q: Guardiões das causas perdidas

Após um incidente, o experiente detetive Carl Mørck (Nikolaj Lie Kaas) é relocado para um departamento de casos arquivados da polícia escandinava, e lá conhece o agente policial Assad (Fares Fares), que se torna seu assistente. Ambos irão investigar o desaparecimento de uma influente mulher ligada à política, que sumiu anos atrás em uma balsa. Carl e Assad estarão frente a frente de um mistério insolúvel, com desdobramentos tétricos, nas gélidas e assustadoras paisagens da Escandinávia contemporânea.

A Paramount teve a feliz ideia de lançar no mercado brasileiro essa inteligente fita policial repleta de reviravoltas e falsas pistas, uma produção independente entre Dinamarca, Suécia e Alemanha e baseada em famoso best seller nórdico de Jussi Adler-Olsen (assim como “Millennium”, são vários livros com histórias de ação instigantes).
Como todo bom filme tradicional de investigação, o mote tem a mesma linha, diferenciado aqui de elementos mais “europeus” (tom frio e distanciado, com ausência de trilha sonora, sem personagens sutis, felizes ou bonzinhos, violência moderada, fotografia escura). Dois investigadores de temperamentos opostos, isolados no obscuro Departamento Q (com pilhas e pilhas de casos antigos, arquivados), lidarão nesse primeiro capítulo da cinessérie com um tormento: o sumiço misterioso de uma mulher influente da sociedade, cuja única testemunha da época é o irmão abilolado da vítima. Pistas terríveis levam à morte dela, mas os agentes não relutam nessa possível versão e se entregam ao desvendamento do caso a todo custo.
Os ingredientes cult, informei acima, dão o gostinho refinado para bem incrementar uma premissa comum no cinema (principalmente o hollywoodiano).
Vale conhecer mais um ótimo produto cinematográfico da Dinamarca, que a cada ano produz dezenas de fitas criativas na linha policial – diversas já foram resgatadas pela Paramount nos últimos anos, como “Headhunters” (2011) e “ID:A - Identidade anônima” (2011).
“Departamento Q” oficialmente já virou franquia para cinema: a segunda parte, ainda sem título em português, estreia na Europa neste final de semana! Confira o capítulo inicial dessa saga de investigação, suspense e medo! Por Felipe Brida


Departamento Q: Guardiões das causas perdidas (Kvinden i buret). Dinamarca/Alemanha/Suécia, 2013, 97 min. Ação/Policial. Dirigido por Mikkel Nørgaard. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: