sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Viva Nostalgia!


Sansão e Dalila

Conhecido pela sua força sobrehumana, o hebreu Sansão (Victor Matture) casa-se com uma mulher filisteia, a enigmática Semadar (Angela Lansbury). Ela tenta assassiná-lo e acaba sendo morta. Sansão então é cortejado pela irmã de Semadar, Dalila (Hedy Lamarr), que sempre nutriu paixão secreta por ele. Ambiciosa, Dalila quer desvendar de onde vem a força de Sansão e para isso oferece riquezas e promessas de amor. Movido pela emoção cega, ele revela o poder divino, que está nos cabelos, traindo, com as palavras, Deus e dando início ao seu trágico martírio.

Chega este mês em DVD e em Blu-ray no Brasil, pela primeira vez, a cópia restaurada de um dos épicos monumentais da Sétima Arte, com personagens bíblicos extraídos do Livro dos Juízes (Antigo Testamento). A famosa história de amor, ambição e traição de Sansão e Dalila explode com grandiloquência de cores vivas na tela, agora também ressaltado em alta definição, tudo graças ao lendário diretor e produtor Cecil B. DeMille, especialista em temas bíblicos e históricos (como bem fez nas duas versões de “Os dez mandamentos”). O cineasta optou em amenizar os dramas internos do personagem masculino e romantizou o relacionamento conflituoso entre os amantes. Deu vida imagética ao poder imensurável de Sansão, temível por todos pela força, mas de enorme sensibilidade, e acabou invertendo os papéis da narrativa tradicional: a mulher aqui, Dalila, é má, oportunista, que serve aos filisteus, capaz de trair o amor para ganhar status numa sociedade onde a mulher era dominada.
Tudo estava fadado ao erro: Sansão casou-se com a irmã da esposa morta e que pertencia ao povo inimigo (ele, hebreu, e ela, filisteia – repare como os conflitos entre palestinos e judeus vêm de muito tempo!); traiu o próprio Deus contando o segredo de seus cabelos e foi submetido a sacrifícios terríveis.
Na época, o filme foi sucesso imediato de público (custou caro, U$ 3 milhões e rendeu U& 29 milhões), recebendo dois Oscar merecidos: melhor direção de arte e figurino (indicado ainda como fotografia, efeitos especiais e trilha sonora). Impressiona ainda hoje a antológica cena do desfecho, a destruição do templo dos filisteus. E os cenários suntuosos, amplamente coloridos, marcam nossa percepção sensorial. Por Felipe Brida


Publicada na coluna Middia Cinema, da Middia Magazine, na edição de setembro e outubro de 2014.


Sansão e Dalila (Samson and Delilah). EUA, 1949, 131 minutos. Aventura/Drama. Colorido. Dirigido por Cecil B. DeMille. Distribuição: Paramount Pictures. Disponível em DVD e Blu-Ray.

Nenhum comentário: