quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Viva Nostalgia!


Marujo intrépido

Garotinho rico e mimado, Harvey (Freddie Bartholomew) viaja com os pais em um cruzeiro rumo à Europa. Acidentalmente, cai no mar e é resgatado por pescadores. No navio pesqueiro, liderado pelo bruto marujo Manuel (Spencer Tracy), o menino, agora um novo tripulante, irá ajudar nos afazeres diário em alto-mar até que seja levado de volta para casa.

Grandiosa aventura produzida pela MGM em 1937 que rendeu a Spencer Tracy seu primeiro Oscar de melhor ator, com roteiro ágil baseado no romance de Rudyard Kipling, escritor e poeta britânico que inovou a literatura infanto-juvenil com livros famosos na linha da fábula e fantasia (como “Mogli: O menino-lobo”).
Um menino mimado, de vida pomposa em Nova York, perde-se no mar, durante viagem em um transatlântico. O garoto é então salvo por um grupo de pescadores rudes, dentre eles um marujo durão, que acredita que a chegada desse novo passageiro seja um mau agouro - pois reza a lenda que carregar estranhos no barco poderia acarretar num dia de azar na pescaria. Em meio aos valentões, ao cheiro forte de peixe, sol de rachar e tempestades-surpresa, o menino americano de bons costumes viverá semanas de sacrifício em alto-mar. Irá ele mudar sua visão limitada de mundo quando inserido no cotidiano simples daqueles pescadores, ao comer da mesma comida, compartilhar da mesma água e dormir na mesma cama?
A relação dos dois personagens centrais é a força-motriz do filme, realçando os intensos laços efetivos de uma criança com seu novo tutor. Ganhador do Oscar pelo papel, Spencer Tracy brilha na tela ao reinventar a figura típica do marujo, aqui um português, de nome Manuel, bravo, mas que nas horas tranquilas demonstra sensibilidade cantarolando velhas canções da infância – ele arrisca falar um português rasgado em determinados momentos, alinhando a interpretação com o ótimo Freddie Bartholomew (ele tinha apenas 13 anos na época, foi um dos atores mirins queridos do cinema, atuou com Greta Garbo em “Anna Karenina”, abandonou a carreira aos 26 e morreu em 1992 aos 67). “Marujo intrépido” recebeu outras três indicações ao Oscar, nas categorias melhor filme, roteiro e edição.
Outros pontos altos da aventura giram na direção vigorosa de Victor Fleming, que dois anos depois rodaria os clássicos “O mágico de Oz” e “E o vento levou” e a fotografia com cenas reais de pescadores no mar de Gloucester (Massachusetts) e no canal canadense de Port aux Basques, em Newfoundland.
Originalmente da MGM, sai em DVD pela primeira vez no Brasil pela distribuidora Colecione Clássicos. Por Felipe Brida 

Marujo intrépido (Captains Courageous). EUA, 1937, 116 minutos. Aventura/Drama. PB. Dirigido por Victor Fleming. Distribuição: Colecione Clássicos

Nenhum comentário: