sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Cine Lançamento


O homem do Tai Chi

Na Beijing atual, o jovem Chen Lin-Hu (Tiger Chen) dedica-se ao Tai Chi Chuan, arte marcial ligada à meditação. Devido à surpreendente habilidade, é procurado por clubes de luta do submundo e topa participar de um torneio. No entanto, a cada competição, seu desejo torna-se atroz a ponto de arriscar a vida e o próprio equilíbrio de energia pelas artes marciais.

Estreia na direção de Keanu Reeves, que já foi um dos atores mais bem pagos de Hollywood nos anos 90 e hoje está ausente das telas, envolvido em causas humanitárias. Depois de morar no Japão e na China e se envolver com o taoísmo e à alquimia chinesa, planejou com dedicação esse pequenino projeto pessoal sobre o Tai Chi Chuan. Pautado, exaustivamente, nos princípios filosóficos dessa arte marcial, faz uma simbiose do personagem lutador com o yin-yang e o equilíbrio energético, mostrando a solidão do protagonista no violento mundo das competições. Keanu Reeves é coadjuvante, meio vilão, homem de negócios de moral duvidosa que leva o jovem Chen Li-Hu às maciças apostas na arena. Tiger Chen, outro ator sumido, chinês, é o centro de tudo, que segue uma jornada espiritual para vencer a todo custo, seguindo os princípios básicos do Tai Chi, que são a quietude, a suavidade e a concentração exacerbada.
Como um livro aberto sobre os fundamentos do Tai Chi, o filme pressupõe, desde o início, um perfil de didática do bem contra o mal, transformando a arte da meditação em um ganancioso espetáculo midiático.
As lutas são bem encenadas, mesmo que mistificadas e idealizadas, a trama é um pouco aquém para o padrão de cinema e nunca chega a emocionar. Tentativa de Keanu atrás das câmeras que virou apenas um rápido entretenimento de categoria inferior – e logo cairá no esquecimento do público. Em DVD e Blu-ray. Por Felipe Brida

O homem do Tai Chi (Man of Tai Chi). EUA/China/Hong Kong, 2013, 105 min. Ação. Dirigido por Keanu Reeves. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: