sábado, 2 de agosto de 2014

Cine Lançamento


Os 47 ronins

Grupo de 47 ronins (samurais sem chefe), liderado por Kai (Keanu Reeves), inicia uma temerosa jornada para se vingar dos algozes responsáveis pelo assassinato do mestre. No percurso por territórios desconhecidos do Japão feudal, enfrentarão desde guerreiros com poderes sobrenaturais a criaturas diabólicas.

Ágil blockbuster americano que, numa descompromissada adaptação, remonta o histórico episódio dos “47 ronins”, ocorrida no Japão nos primeiros anos do século XVIII, e hoje considerada lenda nacional do país.
Um grupo de samurais cujo guia cometera o seppuku (suicídio) após sofrer um abuso moral de chefes de outro clã busca vingança a todo custo, seguindo à risca o Bushido (código de honra samurai), norteado pela extrema fidelidade e mestria dos guerreiros ao seu senhor feudal. Nesse caminho por terras longínquas, à procura dos malfeitores, haverá o encontro sobrenatural com figuras míticas do Japão antigo, como dragões e monstros cuspidores de fogo, além de imbatíveis guerreiros tatuados a mando de temíveis shoguns.
Fracasso de bilheteria (o filme custou caro, perto dos U$ 175 milhões, e rendeu menos de U$ 40 milhões), traz uma imponente e clássica direção de arte, com incríveis efeitos visuais e grande contingente de figurantes, alinhados numa história curiosa, com ação do começo ao fim, sempre em tom de fantasia.
Agora, quem se interessar pela lenda dos 47 ronins em formato mais tradicional, sem parafernália de recursos estrondosos, pode conferir o box “Os 47 ronins”, recém-lançado no Brasil pela Versátil, que contém três fitas dos anos 40 e 50 dirigidas por grandes mestres do cinema japonês: Hiroshi Inagaki, Kenji Mizoguchi e Kunio Watanabe (a sequência cronológica dos filmes são ‘A vingança dos 47 ronins’; ‘Os 47 ronins’; e ‘Os vingadores’).
Entretenimento vibrante, bem além do que poderíamos esperar, com um Keanu Reeves menos ruim do que de costume. Por Felipe Brida

47 ronins (47 ronin). EUA, 2013, 118 min. Ação. Dirigido por Carl Rinsch. Distribuição: Universal


Nenhum comentário: