quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Viva Nostalgia!


Alice no País das Maravilhas

Na metade do século XIX, em plena Era Vitoriana Inglesa, uma garota entediada chamada Alice (Charlotte Henry) fecha-se em um mundo de sonhos. Certo dia é levada ao “País das Maravilhas”, aproximando-se de inúmeros personagens excêntricos, como o Chapeleiro Maluco, Coelho Branco, Gato Risonho, a temível Rainha de Copas e toda sua corte.

Versão raríssima e estilizada da memorável história de Charles Lutwidge Dodgson, que publicava sob o pseudônimo de Lewis Carroll – o livro, de 1865, teve dezenas de adaptações para o cinema e a TV, sendo a mais famosa a de 1939, dirigida por Victor Fleming, que no mesmo ano realizou “E o vento levou”, ou seja, duas obras-primas da Sétima Arte numa tacada só!
Rodado em preto-e-branco, em cenários com formas expressionistas e delírios surrealistas, o filme agrada por ter tudo no lugar correto: elenco adequado (participações de Gary Cooper e Cary Grant, em início de carreira, e do magnífico Sterling Holloway), roteiro direto no ponto (reduzindo bem o livro) e muito humor, dosado com momentos de ternura e aventura. O nonsense de Lewis Carroll ganha vida ímpar nessa produção fantasiosa, originalmente da Paramount e agora lançada no Brasil pela distribuidora Classicline (que vira e mexe resgata joias perdidas do cinema).
Já no mercado. Para assistir com o coração aberto. Deixe-se levar para dentro do mundo das maravilhas, ao lado da meiga Alice, do Chapeleiro Maluco, do Gato Risonho e de todos os personagens inesquecíveis do famoso livro. Por Felipe Brida 

Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland). EUA, 1933, 75 min. Aventura. Preto-e-branco. Dirigido por Norman Z. McLeod. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: