sábado, 10 de maio de 2014

Cine Lançamento


Blackfish: Fúria animal

Documentário sobre a orca Tilikum, atração turística do SeaWorld, em Orlando, Flórida, responsável pela morte de três treinadores durante as sessões de adestramento.

Indicado ao Bafta e ao Grande Prêmio do Júri em Sundance no ano passado, o controverso documentário “Blackfish” acompanha o cotidiano dos treinadores de orcas em vários países, centralizando a história na famosa Tilikum, que matou três pessoas em cativeiro e feriu dezenas. Como o próprio subtítulo em português deixa claro, a fúria animal consiste numa lógica ideia de “estímulo-resposta” do animal marinho, em face ao cruel tratamento recebido por seus treinadores, que vai desde o confinamento (situação desesperadoras que gera estresse às orcas, cujo habitat é a imensidão do mar) até as infinitas maneiras de imposição para adequá-las no espaço – causando nelas ferimentos, sem contar as inaceitáveis punições, como retirar sua alimentação por dias.
O documentário choca, e por isto mesmo é assustador, pelas imagens de arquivo onde pessoas são atacadas pelas orcas, como a Tilikum, que chega a destroçar a perna de um treinador durante uma apresentação ao público no SeaWorld. O personagem central desse filme é um golfinho (orca não é baleia, vale lembrar as aulas de Biologia!) chamado Tilikum, retirado à força do oceano e transportado à Flórida, para ser adestrado no maior parque aquático do mundo, o SeaWorld. A partir da figura carismática de Tilikum, a diretora Gabriela Cowperthwaite, com sua câmera sagaz, investiga a fundo os motivos do colapso de outras orcas também, por meio de depoimentos de ex-treinadores de baleias e golfinhos, que confirmam a crueldade desordenada para tratar os bichos em cativeiro. Tudo não passa de imagens de bastidores, onde o ser humano, aqui, assume a figura do vilão, do catalisador da fúria animal, sendo o homem a própria vítima do trabalho que exerce.
Feito com cuidado e sem melindres, o documentário é um excelente programa para reflexão para todo o tipo de público, em especial àqueles que lidam diariamente com animais. No final fica um velho questionamento no ar: “Até quando o ser humano, movido pelo dinheiro, continuará destruindo a natureza e a riqueza que nela existe?”.
Imperdível, indelével e extremamente contundente. Assista. Por Felipe Brida

Blackfish: Fúria animal (Blackfish). EUA, 2013, 84 minutos. Documentário. Dirigido por Gabriela Cowperthwaite. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: