quinta-feira, 1 de maio de 2014

Cine Lançamento


Atividade paranormal: Marcados pelo mal

Jesse (Andrew Jacobs), de 17 anos, mora em um prédio antigo e ouve com frequência sons perturbadores que vêm do apartamento vizinho. Junto com o amigo Hector (Jorge Diaz), conseguem permissão da moradora, uma senhora considerada bruxa, para entrar no local. Portando uma câmera de vídeo, quando da gravação de imagens do apartamento, a velha morre inesperadamente, fato que intriga ainda mais Jesse e Hector. Dias depois, eles invadem aquele espaço, lacrado pela polícia, e descobrem que a idosa pertencia a uma seita demoníaca – e daí ambos passam a ser atormentados por estranhos espíritos do mal.

Nova fita de horror da decadente franquia “Atividade paranormal”, que teve início em 2007 com relativo sucesso de público e logo decaiu, resolvendo-se na mesmice, com roteiros repetitivos, sustos esperados, ou seja, para o gênero, criatividade nota zero. Até porque em um filme desse porte não há mais nada para ser contado. Nada faz sentido em termos de cinema.
Aqui, dois jovens são ameaçados por espíritos do mal em um apartamento assombrado, onde residia uma suposta bruxa. As vítimas gravam os acontecimentos sinistros com câmeras portáteis, e no vídeo captam imagens assustadores dos fantasmas, que matam os vivos com requintes de crueldade.
Quem acompanha esse tipo de cinema é o público teen (mais americanos que brasileiros), menos exigente que os adultos e que não perdem um programinha de tensão e medo, mesmo em dose menor, como no caso desse “Marcados pelo mal” (no caso, para os adultos, aconselho filmes de peso do gênero, como “Invocação do mal”).
Nada a acrescentar. A estética é feia e a produção, pobre - custou cinco milhões e rendeu sete vezes mais de bilheteria (regular para o padrão). Os fatos retratados, já cansamos de vê-los por aí em outros trabalhos de cinema.
Dirigido pelo roteirista dos quatro filmes anteriores da cinessérie, Christopher Landon, cuja proposta para este aqui não foi das melhores. Em Blu-ray saiu a versão de cinema, com 84 minutos, e a estendida, com 18 minutos a mais. Deixe pra lá... Por Felipe Brida


Atividade paranormal: Marcados pelo mal (Paranormal activity: The marked ones). EUA, 2013, 84 min. Horror. Dirigido por Christopher Landon. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: