terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Resenha


Oblivion

No ano de 2077, após uma hecatombe nuclear, a superfície do planeta Terra permanece radioativa. Os poucos humanos sobreviventes vivem em plataformas no céu. Certo dia, o especialista em reparos de máquinas Jack (Tom Cruise) avista uma nave destruída no solo terrestre, com a presença de vida humana. O resgate desencadeará segredos terríveis para Jack, além de colocá-lo em combate com máquinas destruidoras.

Visão desoladora do fim do mundo, com revolta de máquinas em luta com o ser humano. Em questão técnica, o novo filme do criativo Joseph Kosinski, o mesmo do bacanérrimo “Tron: O legado” (2010), investe alto na direção de arte apocalíptica de um planeta Terra devastado, composto apenas por ruínas, sem vida humana, animal ou vegetal em evidência. Apenas um homem (Tom Cruise), acostumado ao ambiente por ter supervisionar constantemente o local, figura a exaustiva história que segue sempre num meio-termo, misturando ficção científica, ação e um romance torto. Tom Cruise lembra o robozinho “Wall-E”, que inspeciona o solo, recolhendo objetos significativos para ele, que o farão recordar seu misterioso passado – ele chega a jogar baseball sozinho em uma das raras cenas cômicas do filme.
Há muitos desdobramentos e revelações que exigem do público um olhar atento – da metade para o final aparecem novos personagens complexos e que não dão um desfecho lógico para as ações, interpretados por Morgan Freeman, Olga Kurylenko e Melissa Leo.
Sou fã de cinema de ficção científica, mas confesso que este exemplar não me segurou, cansei à beça, mesmo eu tendo me extasiado com seu visual impecável – Kosinski já demonstrou em “Tron” que é um autêntico arquiteto na construção de cenários vislumbrantes.
Um filme caro, de U$ 120 milhões, que não teve a bilheteria desejada (U$ 90 milhões), dando prejuízo aos produtores. Pena a distribuidora não ter colocado título em português. Por Felipe Brida


Oblivion (Idem). EUA, 2013, 124 min. Ação/Ficção científica. Dirigido por Joseph Kosinski. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: