sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Cine Lançamento


Sombras do além

Jeff (Cary Elwes) sobrevive a um grave acidente de carro que vitimou fatalmente sua esposa e o filho na Tailândia. Ele agora está em coma, e seu estado de saúde é delicado. Dias depois, Jeff desperta e descobre que pode ver espíritos de pessoas que morreram em tragédias. Para livrar-se das visões perturbadoras, recorre a um guia espiritual, Warren (William Hurt), no meio de uma floresta, que o leva ao “mundo das sombras”, local onde poderá libertar aquelas almas aprisionadas na terra e assim encontrar a paz.

Um filme de difícil classificação, que ficou na gaveta por dois anos (rodado em 2011) e só agora chega ao Brasil direto em home vídeo. É drama espiritualista misturado com horror (há cenas assustadoras de fantasmas maus), ficção científica (sobre portais para outros mundos) e aventura (a jornada do protagonista em meio à selva). Por isto soa irregular, mas que nunca perde o interesse, já que o assunto nunca sai de moda (há hoje uma avalanche de fitas espiritualistas que arrebanham uma boa parcela da população, inclusive no Brasil existe uma produção consolidada nesse tema).
O pouco lembrado Cary Elwes interpreta um homem que sai do coma após perder a esposa e o filho pequeno em um acidente automobilístico na exótica Tailândia, durante as férias. Só que vê fantasmas de pessoas que foram assassinadas brutalmente ou que morreram em tragédias semelhantes à da família. Descobre um consultor em assuntos espirituais isolado em uma selva perigosa (William Hurt, com participação bem pequena, a partir da metade do filme) e segue viagem para lá para uma orientação a fim de se livrar dos espíritos malignos.
É perceptível uma produção fraca de recursos técnicos, sem apuro no visual e nos efeitos, com cortes de cena que lembram telefilme - digamos, em termo popular, “mal feito”. Assistível... Relembro os leitores, o atrativo é a curiosa história, de apelo religioso e místico. Vale uma modesta conferida. Já em DVD e Blu-ray. Por Felipe Brida


Sombras do além (Hellgate/ Shadows). EUA/Tailândia, 2011, 91 minutos. Suspense/Aventura. Dirigido por John Penney. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: