sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cine Lançamento



ID:A – Identidade anônima

A jovem Aliena (Tuva Novotny) acorda abandonada às margens de um rio na França, sem memória ou algum rastro de sua própria identidade. Carrega consigo apenas uma bolsa com dois milhões de euros. Na procura de refúgio, faz contato com moradores de uma cidadezinha próxima, até perceber que está sendo perseguida por um grupo formado por agentes misteriosos. Quem é Aliena? Qual segredo ela esconde?

Esta fita comercial dinamarquesa, que mistura ação e drama, saiu direto em home vídeo no Brasil (pela Paramount) e pouca gente viu. Com certo grau de talento e inovação na parte técnica, em especial na edição, resulta confusa, devido aos mínimos detalhes da trama capciosa, com surpresas incontornáveis e ritmo intenso. A personagem central, uma anti-heroína, é uma mulher sem memória, que acorda em um rio (Ops, olha a cópia descarada de “A identidade Bourne” aí!) e foge para a cidade em busca de sua identidade (ela sofreu um colapso de memória, não tem amigos e é perseguida por pessoas estranhas, que aos poucos se revelam integrantes de uma rede criminosa especializada em complô político). Basicamente a história permanece numa linha reta, de busca do próprio interior e do desvendamento do passado (que sempre é trágico em filmes desse gênero), com as tradicionais pistas sendo encaixadas no quebra-cabeça.
Naquela toada de seriados policiais e de investigação, tem narrativa fria, sem emoção, distanciada, no estilo de filmes dinamarqueses (hoje, um cinema em voga devido aos diretores talentosos).
“ID:A” tanto significa a sigla do título “Identidade) Anônima” como também um trocadilho para um dos nomes adotados pela protagonista (Ida). Quem dirige é o ator, produtor e roteirista dinamarquês da nova geração Christian E. Christiansen, em seu trabalho mais curioso e ágil. Vale uma conferida básica. Por Felipe Brida


ID:A – Identidade anônima (ID:A). Dinamarca, 2011, 100 min. Ação. Dirigido por Christian E. Christiansen. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: