terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Cine Lançamento


O voo das cegonhas – Parte 1

O jovem Jonathan (Harry Treadaway) e seu tutor Max (Danny Keogh) são dois ornitologistas (especialistas em aves), que viajam juntos para estudar a migração de cegonhas da Suíça para a África. Porém, nos primeiros dias de trabalho, Max é encontrado morto dentro de um ninho dessas aves. Abalado com o trágico fato, Jonathan tenta seguir o caminho, já que se encontra em um país diferente do seu. Aos poucos ele descobre pistas da morte do tutor, que poderá estar relacionada a uma rede de assassinatos que se alastra pela Europa e Oriente Médio.

Nova microssérie produzida na Europa (co-produção França e Alemanha), rodada em locações na Bulgária, África do Sul e Israel e que não foi exibida na TV Brasileira até agora, saindo direto em home vídeo pela Paramount. Contém uma trama inusitada de mistério que envolve estudo de aves e perigosos assassinos integrantes de uma rede de espionagem.
O autor do best seller que deu origem a este seriado, Jean Christopher Grangé, é o mesmo de “Rios vermelhos” e “O pacto dos lobos”, ou seja, conhecemos já sua linha policial investigativa com a utilização da violência, do aspecto psicológico dos personagens em intermitente saga pela vida e, claro, do tom nada convencional da ação paralela (em um dos capítulos para o cinema de “Rios vermelhos”, a dupla de policiais lideradas pelo ator Jean Reno assume um caso de seita demoníaca, por exemplo).
Nesta primeira parte de “O voo das cegonhas” (um pouco irregular, mas realçada com belas paisagens de cidades de praia e uma fotografia bem sólida), um jovem que estuda a migração de aves depara-se com a morte do mestre e, por estar a trabalho em um local desconhecido, segue a toada para terminar a labuta. Só que as cegonhas indicam um caminho sem volta para ele, que irá se deparar com um rastro de mortes horríveis em um jogo de gato e rato. Há muitas reviravoltas, por isto me atenho na escrita para não cometer desagrados ao leitor.
Está bem distante do impacto visual das duas partes de “Rios vermelhos”, mas causa certa curiosidade pelo tratamento diferenciado de um tema batido.
Ainda não assisti à segunda e última parte, que já está nas locadoras. Na próxima semana a coluna traz a resenha do desfecho da microssérie. Aguardem. Por Felipe Brida

O voo das cegonhas – Parte 1 (Flight of the storks). França/ Alemanha/ África do Sul, 2012, 95 min. Dirigido por Jan Kounen. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: