segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Nota especial de cinema


Os últimos (bons) filmes assistidos por mim nesse final de ano (do dia 25/12 para cá). Serve aí como dica!

 

"Poder paranormal" (2012) - Intrigante fita sobre o real e a manipulação no misterioso mundo misterioso das chamadas atividades paranormais. Robert De Niro, Cillian Murphy e Sigourney Weaver são o bom sustentáculo da história que mistura suspense, drama, numa direção sombria do talentoso Rodrigo Cortés (de 'Enterrado vivo'). (foto acima)

"Pina" (2012) - Documentário revelador com um lado performático que remonta a biografia de Pina Bausch, a dançarina e coreógrafa alemã que remodelou o balé em seu país. Dirigido por Wim Wenders e indicado ao Oscar na categoria de documentário esse ano.

“O ditador” (2012) – Nova parceria do diretor Larry Charles com o comediante Sacha Baron Cohen, agora num filme sem o estilo falso documentário, e sim de narrativa puramente ficcional. Com todo o deboche e apelações dos filmes anteriores (‘Borat’ e ‘Bruno’), Cohen interpreta um temível ditador africano que vai para os EUA para se explicar sobre a possível construção de bombas nucleares. E lá ele vira a América de cabeça para baixo.

"O grande ano" (2011) - Comédia com Steve Martin, Jack Black e Owen Wilson como três ornitólogos numa competição maluca de quem consegue registrar o maior número de espécies de aves possíveis ao redor do mundo. Entretenimento agradável e bem feitinho.

“Loucamente apaixonados” (2011) – Um drama romântico que foge do convencional, com uma narrativa fria, distanciada, mas sempre bem-vinda até mesmo por escapar do padrão. Felicity Jones é uma estudante britânica que se apaixona por um jovem americano (Anton Yelchin) na faculdade. Só que tudo irá mudar quando ela tem de retornar ao seu país, de última hora.

“Habemus Papam” (2011) – Nanni Moretti, um cineasta que aprecio desde ‘Caro diário’ (1993), retorna como diretor e ator nesse drama que questiona a fé e a obstinação religiosa de um papa escolhido no último conclave do Vaticano. Com leve tendência à comédia, o filme fecha com resoluções sinceras e que também nos permite reflexões sobre a imposição de regras pela Igreja Católica. Aos 86 anos, o premiado ator francês Michel Piccoli interpreta o papa eleito, Melville, e Moretti, o psicanalista chamado às pressas para tratar o religioso durante uma crise de consciência.

"Cidade das mulheres" (1980) - Fellini dirige o amigo de longa data Marcello Mastroianni numa boa comédia surrealista, sobre uma cidade habitada apenas por mulheres que lideram uma revolução feminista. E nesse mundo estranho, quase um sonho (ou pesadelo!), Mastroianni é um cinqüentão perdido e sem rumo, que logo vira um estranho no ninho e se transforma em alvo fácil de mulheres alvoroçadas.

“Magia negra” (1978) – Uma apavorante fita de horror com Anthony Hopkins, indicado ao Globo de Ouro de melhor ator. Ele encarna um mágico decadente, Corky, que se torna ventríloquo e cria fortes laços com o boneco que manipula. Vai enlouquecendo aos poucos quando suspeita que o brinquedo adquirira vida própria. E nesse momento uma série de assassinatos brutais, de pessoas próximas a ele, ocorre na cidade. Dirige o filme Richard Attenborough (de ‘Gandhi’). Por Felipe Brida

Nenhum comentário: