sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Cine Lançamento



Mundo sem fim – Volume I: O jogo
 
Inglaterra, século XIV. A rainha Isabella (Aure Atika) coroa o filho Eduardo III (Blake Ritson) como o novo rei de Kingsbridge, e divide com ele o poder. Fora da pujança do palácio, a população passa fome, há saques pelas ruas e a violência corre solta. Em meio a esses graves problemas sociais, surge um cavaleiro desconhecido, ferido com uma flecha; chamado Thomas Langley (Ben Chaplin), esconde um segredo que poderá comprometer toda a cidade de Kingsbridge, inclusive a Igreja Católica, forte aliada dos reis e que tem amplo controle da sociedade.
 
Dos produtores de “Gladiador” e do seriado “Os Bórgias”, chega em DVD no Brasil a primeira parte de “Mundo sem fim”, intitulado “O jogo”. Na verdade, é uma continuação adequada de outra microssérie primorosa, “Os pilares da Terra”, indicada a três Globos de Ouro em 2011. Segue a mesma estrutura de narrativa - ambas são adaptações do best seller de Ken Follett, um estudioso escritor especializado em Idade Média.
A história de “Mundo sem fim” transcorre no ano de 1377, dois séculos depois dos últimos acontecimentos de “Os pilares da Terra”. Os descendentes dos principais personagens da outra microssérie são o foco de tramas de assassinato, poder e ganância. “Mundo sem fim” resgata tradições do cenário medieval, como a figura dos reis, que pregavam o terror e deixavam a população na miséria, além do controle absoluto da sociedade pela Igreja Católica, que condenava à morte cidadãos considerados hereges e outros culpados por crimes diversos. Tudo narrado com clima de violência, de impacto, reprodução fiel de uma época turbulenta da História.
Temos em voga personagens fictícios num pano de fundo real, mostrados com traços fortes e comuns do período medieval: o rei vingativo, a rainha dominada pelo poder, mulheres místicas, que fazem bruxaria, além de intrigas no reinado, população organizando revide contra os déspotas – e também a figura de um cavaleiro misterioso que poderá mudar os rumos da cidade (o sumido Ben Chaplin, em papel fraco).
Falando no ator, o elenco conta com muitos vindos da TV britânica e alguns poucos rostos conhecidos, como Cynthia Nixon (uma personagem forte, de uma mulher meio feiticeira) e dois indicados ao Oscar, Miranda Richardson e Peter Firth (dois bons vilões caracterizados).
Dentre as dezenas de produtores da microssérie destacam-se os irmãos Scott, Ridley e Tony (falecido esse ano), que também assinaram “Os pilares da Terra”.
Sem dúvida um trabalho estonteante, com produção caprichada (toda rodada em estúdio na Hungria), rico em detalhes de uma época tão tenebrosa e distante - e que o cinema sempre explorou com maestria (“Coração valente”, “O leão no inverno”, “Cruzada”, “El Cid” e “O feitiço de Áquila”).
A partir de 2013, a cada mês sairá em DVD as três outras sequências, intituladas “O duelo”, “A peste” e “Xeque-mate”. Imperdível! Por Felipe Brida
 
Mundo sem fim – Volume I: O jogo (World without end). Inglaterra/Canadá/Alemanha, 2012, 98 min. Aventura/Drama. Dirigido por: Michael Caton-Jones. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: