sexta-feira, 1 de junho de 2012

Viva Nostalgia!



A garota de rosa-shocking

Andie Walsh é uma adolescente pobre que estuda em colégio de ricos. Na escola, dois rapazes bem intencionados apaixonam-se por ela, Blane (Andrew McCarthy), seu amigo de infância, e Duckie (John Cryer), um sujeito emotivo capaz de tudo para chamar a atenção da garota. Indecisa com quem ficar, Andie precisa escolher um para ser seu par no baile de formatura, que está prestes a se realizar.

P
ara os saudosistas de plantão, a Paramount Pictures lança, pela primeira vez em DVD no Brasil, essa fita teen popular, que fez sucesso entre os jovens nos anos 80. Reprisada aos montes na TV aberta, a comédia romântica encerra uma “trilogia não-dependente” sobre a cultura geek, do diretor e produtor John Hughes, todos com a atriz Molly Ringwald – primeiro veio “Gatinhas e gatões” (1984) e depois “Clube dos cinco” (1985). Apenas “A garota de rosa-shocking” não foi dirigida por ele, que deixou a incumbência para seu colega de trabalho, o cineasta Howard Deutch (que aqui estreou no cinema). Por isso, este resulta mais superficial, sem a pegada cômica dos anteriores.
De jeitão esquisito, com dentes saltados e lábios carnudos, Molly Ringwald, hoje sumida das telas, interpreta uma garota humilde que necessita se encontrar no mundo. Como toda boa adolescente, é rebelde, preferindo a roda de amigos à família. Deseja um vestido atraente para o baile de formatura da escola e também precisa escolher um par para entrar na festa. Dois pretendentes, dois pólos bem opostos: um é rico, comportado, com carisma, enquanto o outro, atrapalhado, mas sensível, gosta de zoeiras e fazer piadas. Com quem ficar?
M
ais romântico que engraçado, o ingênuo filme superficialmente explora o sonho dos adolescentes que querem superar as crises da idade, nos anos seguintes aos do fim do sonho americano. Com mais apuro visual, mostra bem a cultura geek e nerd, dos jovens com cabelos espetados e calças coloridas, adeptos da tecnologia e dos videogames – o que deu origem às inúmeras tribos urbanas atuais.Longe de ser um grande trabalho, pelo menos se apresenta sincero, sem apelações, com final previsível e adequado. Conquistou muita gente, revelou atores (Andrew McCarthy e James Spader, por exemplo) e marcou um momento no cinema americano, quando as fitas tens abriam escolas e influenciavam a moda.
Em dvd, em edição especial, traz extras imperdíveis, que inclui um making of considerável, de quase uma hora de duração, com entrevista com o elenco original.

A garota de rosa-shocking (Pretty in pink). EUA, 1986, 96 min. Comédia romântica. Dirigido por Howard Deutch. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: