sábado, 23 de junho de 2012

Resenha



A mão que balança o berço

Após o marido, um renomado médico, cometer suicídio, Peyton Flanders (Rebecca De Mornay), grávida, perde o filho no parto. Ela torna-se uma mulher amarga, sem motivação. Meses depois começa a trabalhar como babá na residência do casal Michael e Claire Bartel (Matt McCoy e Annabella Sciorra). No seio de uma família perfeita, Peyton desenvolve uma doentia atração por Claire.

Aclamado pela crítica americana, rapidamente virou sucesso de público, no lançamento em 1992, e depois exibido aos montes na TV aberta. Importante veículo para a carreira de Rebecca DeMornay, que interpreta uma mulher psicótica, perturbada com o suicídio do marido e com a perda do filho. Sinistra no papel, DeMornay está nos melhores dias. Pena que sumiu das telas, e desde os anos 2000, participou de fitas menores como coadjuvante – recentemente voltou na pele de uma assassina em “Dominados pelo ódio” (2010), fita de suspense com terror ainda inédita no Brasil.
Em “A mão que balança o berço”, o premiado diretor Curtis Hanson, que havia aprendido a fazer suspense com “Uma janela suspeita” (1987), demonstra competência em conduzir o telespectador para uma trama de arrepiar, mostrando os perigos de abrir as portas de casa para desconhecidos, no caso uma babá vingativa, disposta a destruir uma família inteira para se livrar dos fantasmas do passado.
Eletrizante, prende a atenção do começo ao fim. Sabe aqueles filmes de medo difíceis de se esquecer? Pois bem, este é um deles!
O elenco conta com a presença marcante de outra atriz dos anos 90, Annabella Sciorra (também desaparecida do cinema) e da novata Julianne Moore, que aqui tem um final nada feliz.
Falando no diretor Curtis Hanson, um dos cineastas que admiro, após “A mão que balança o berço” rodou bons projetos, muitos deles sucesso de público e crítica, como “O rio selvagem” (1994), “Los Angeles – Cidade Proibida” (1997), “Garotos incríveis” (2000) e “8 Mile – Rua das ilusões” (2002).
Procure em DVD.

A mão que balança o berço (The hand that rocks the cradle). EUA, 1992, 110 min. Suspense. Dirigido por Curtis Hanson. Distribuição: Buena Vista/ Disney

Nenhum comentário: