domingo, 3 de junho de 2012

Cine Lançamento



Um dia

Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conhecem no dia 15 de julho de 1988, durante a formatura da faculdade, em Edimburg (Escócia). Ela é uma garota humilde, que chega à cidade grande para estudar, trazendo na bagagem muitos princípios; ele, um rapaz rico e ambicioso, querendo ganhar o mundo. Durante 20 anos, um suporta o outro, cada qual com suas manias. Nesse tempo, também aprendem a amar, brigar, rir e compartilhar tristezas.

Há tempos não encontrava um filme romântico/dramático que me prendesse, ainda mais interpretado por elenco jovem. Isto porque, nessa linha, o mercado cinematográfico norte-americano produz repetecos, sem qualidade técnica e roteiros batidos. Surpreso, recomendo esse refinado love story, rodado na Inglaterra, protagonizado por dois bons artistas fotogênicos, a lindíssima Anne Hathaway (já indicada ao Oscar anos atrás por “O casamento de Rachel”) e o bom Jim Sturgess (de “Across the universe”).
Acima de tudo é criativo na elaboração do roteiro. Por meio de uma narrativa bem amarrada, acompanhamos duas décadas na vida de duas pessoas perdidas que se encontraram por acaso na Escócia. No tempo atual, relembram tragédias, alegrias, bons e maus momentos de uma amizade despretensiosa. Tudo começa em 15 de julho de 1988. E a partir do dia 15 de cada ano, juntos ou separados, o rapaz rico e a garota sonhadora criam histórias diferentes em seus livros interiores, de aprendizagem e experiências marcantes. Uma sacada brilhante!
Baseado no best seller de David Nicholls, o filme faz a gente torcer o tempo inteiro pelo simpático casal. E para quem não conhece o livro, preparem-se para o difícil desfecho, trágico até para os corações mais firmes.
O gênero romance está bem representado aqui. Uma surpresa reveladora! Imperdível para os apaixonados.
Dirige a fita a dinamarquesa Lone Scherfig, a mesma de “Educação”, que soube aproveitar as melhores locações da Inglaterra nesses seus dois filmes oportunos.

Um dia (One day). EUA/Inglaterra, 2011, 107 min. Drama/ Romance. Dirigido por Lone Scherfig. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: