sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cine Lançamento


Gomorra

O trabalho ilegal dos integrantes da Camorra é o foco desse drama baseado em fatos reais. Desde tráfico de drogas, armas e fertilizantes até assassinatos por encomenda fazem da Camorra a máfia mais atuante e violenta da Itália.
Adaptação do best-seller homônimo escrito pelo jornalista italiano Roberto Saviano, que, na mesma linha do livro, expõe com minúcia chocante o cotidiano dos mafiosos napolitanos. O autor, por retratar o cotidiano sombrio dos membros da Camorra, está jurado de morte desde 2006 (atualmente ele vive escoltado a mando do primeiro ministro da Itália).O filme incomoda pela frieza dos personagens, todos guiados pela ganância e pelo poder. Na realidade são histórias distintas que se cruzam, sempre tendo a máfia como a questão-chave; dentre elas estão a de dois amigos sonhadores que almejam reconhecimento – e ao encontrarem armas abandonadas, tentar ingressar em atividades ilegais; e a de um adolescente que é treinado pela Camorra para auxiliar em trabalhos escusos.Uma realidade perturbadora sobre a máfia que domina Nápoles e Campanha, cujos integrantes põe amarras na população, comandam a própria polícia, são truculentos e geram a criminalidade numa interminável rede de assassinatos.Indicado ao Globo de Ouro de filme estrangeiro e vencedor do Grande Prêmio em Cannes em 2008, “Gomorra” é para poucos. Uma fita de denúncia, sem concessão. Os interessados pelo assunto devem conhecer. Por Felipe Brida

Título original: Gomorra
País/Ano: Itália, 2008
Elenco: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Salvatore Abruzzese, Marco Macor, Ciro Petrone, Gigio Morra.
Direção: Matteo Garrone
Gênero: Drama/Ação
Duração: 137 min.
Distribuidora: Paris Filmes

Nenhum comentário: