sábado, 22 de agosto de 2009

Cine Lançamento


Valsa com Bashir

Atormentado pelas lembranças da Guerra do Líbano, Ari Folman, ex-combatente israelense, sai numa jornada à procura dos antigos companheiros de guerra. Em crise de existência, Folman passa a dividir com os ex-soldados um misterioso sonho envolvendo cães ferozes e confrontos sangrentos.

De temática séria e sem concessões, a premiada animação israelense “Valsa com Bashir” é um complexo painel sobre os tormentos causados pela Guerra do Líbanos, no início dos anos 80. Todo falado em hebraico, projeta na tela curiosidades e experiências pessoais vividas pelo diretor Ari Folman, que serviu o Exército de Israel aos 19 anos em 1982 e presenciou todo o massacre nos campos de Sabra e Shatila, aonde milhares de refugiados libaneses foram fuzilados pela milícia maronita. Tal episódio aparece em pormenores na animação, inclusive com imagens fotográficas no desfecho, chocante por sinal.
Ele mesmo, o diretor (o desenho dele), entrevista amigos veteranos da mesma guerra, criando assim uma extensa análise psicológica do confronto armado, ampliada pela narrativa particular aonde toma vida o desenho com traços grafitais, de cor amarela forte. Diante dessas referências, resta ao filme uma bem retratada moral anti-guerra.
Relativamente barato (custou um milhão de dólares), a animação biográfica representou Israel no Oscar de melhor filme estrangeiro esse ano (perdeu para o japonês “A partilha”). Ainda venceu o Globo de Ouro e o César (o “Oscar francês) na mesma categoria. Uma pequena obra-prima para assistir com olhar crítico. Por Felipe Brida

Título original: Vals im Bashir
País/Ano: Israel/ França/ Alemanha, 2008
Elenco: Ari Folman e outros ex-combatentes da Guerra do Líbano.
Direção: Ari Folman
Gênero: Animação/Documentário
Duração: 90 min.
Lançamento: Segunda quinzena de julho
Distribuidora: Sony Pictures
Site oficial: http://waltzwithbashir.com/

Nenhum comentário: