sábado, 8 de agosto de 2009

Cine Lançamento


Lançamentos em DVD (*)

Felipe Brida

Gran Torino

Veterano da Guerra da Coréia, Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um homem preconceituoso e bastante arrogante. Após a morte da esposa, passa a viver sozinho em um bairro onde moram imigrantes hmong (grupo étnico de Laos e Cambodja), os quais ele despreza. Porém sua vida muda quando impede com que uma gangue roube seu precioso carro, um Gran Torino.
Em seu mais novo filme, Clint Eastwood retoma o perfil do personagem durão que o consagrou na cinessérie Dirty Harry nos anos 70 – por isso, a figura central, antipática por natureza, poderá irritar aqueles que não conhecem o jeitão do ator. De poucas palavras, Kowalski vira o herói do bairro já que, num ato rápido, consegue pôr em cheque a ação de uma gangue hmong que toma conta das ruas da cidade. A partir daí a história dá uma guinada tremenda, tornando-se sensível e mais confortável.
É um bom Eastwood em fase de renovação. Tem um roteiro frio que trata o tema do preconceito racial sem cair em absurdos de patriotismo.
O filme fez carreira lá fora, recebeu indicação ao Globo de Ouro de melhor canção original (“Gran Torino”, cantada por Clint nos créditos finais) e, vai entender a injustiça, não entrou para os finalistas do Oscar. Vale conhecer.


Salvador

História real baseada na vida do militante espanhol Salvador Puig Antich (Daniel Brühl). Anarquista, o jovem espanhol praticava assaltos a bancos a fim de arrecadar fundos para o grupo guerrilheiro que integrava, "Movimento Ibérico de Liberação". Sua execução, em 1974, pelo método de garrote, levantou uma série de polêmicas na política da Espanha, dentre elas o fim da ditadura de Franco.
Superficial, porém bem produzido, esse drama biográfico de pouca repercussão no Brasil esteve na Seleção Oficial do Festival de Cannes em 2007 e ainda ganhou mais de 15 prêmios em inúmeros festivais de cinema. A importância da vida do militante político e dos temas retratados (abuso de poder, violência e guerrilha urbana) merecia um projeto mais audacioso, com garra. Até porque a execução do jovem foi a última por método de garrote na Espanha (e tal informação fica só nas entrelinhas). Apesar do resultado pequeno, a fita é sincera e universal. Rodado em 2006, chega em DVD no Brasil pela Europa Filmes.


Evocando espíritos


Diagnosticado com câncer, Matt (Kyle Gallner) muda-se de casa com a família, para ficar mais próximo da clínica onde receberá tratamento. Após estranhas visões, descobre que a residência onde está morando abrigava sessões espíritas e salas onde eram feitas mumificações. Enquanto a mãe, Sara (Virginia Madsen), passa a vigiar o rapaz desconfiando de seu comportamento, o jovem será perseguido por fantasmas em busca de vingança.
Baseada em fatos verídicos, essa fita de terror sobre casa mal-assombrada aborda um assunto já esgotado no cinema norte-americano. A história causa estranhamento, os sustos são previsíveis e o resultado fica a dever. Para quem conhece Espiritismo, o filme pode ter alguns fundamentos, mesmo que por ora seja terror comercial, ou seja, exagerado. Filme de rotina, não espere muito.

(*) Coluna "Cinema em Foco", publicada sempre às sextas-feiras no jornal "O Regional", e também divulgada no programa de mesmo nome na rádio Bandeirantes, de Catanduva. Data: 08/08/2009

Nenhum comentário: