domingo, 2 de agosto de 2009

Cine Lançamento


Frost/Nixon *


Felipe Brida


Três anos após renunciar ao cargo de presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon resolver abrir o jogo e explicar o que realmente desencadeou o escândalo Watergate. Frente a frente nas câmeras com o apresentador David Frost, o ex-presidente ingressa em um desafio de perguntas e respostas que se tornou uma das maiores entrevistas da TV norte-americana e inglesa, repercutida no mundo inteiro.
Indicado a cinco Oscars – melhor filme, diretor, ator (Frank Langella), roteiro adaptado e edição, “Frost/Nixon” retrata com fidelidade o real embate entre o apresentador Frost e o ex-presidente dos Estados Unidos, exibido em redes de TV em todo o mundo em 1977. Baseado na peça teatral homônima, que contava inclusive com os dois atores centrais (apesar de não ter o mesmo semblante de Nixon, Langella incorpora com exatidão o personagem, com direito a tiques e expressões faciais idênticas), o drama não exagera em discussões políticas e pode ser visto até como didático, que serve para entender um momento turbulento registrado na história política da maior potência do mundo. Ao mesmo tempo em que foca as artimanhas do presidente em preservar sua imagem diante do escândalo, mostra as facetas do entrevistador em busca da verdade. Um bom filme para assistir e discutir.


O casamento de Rachel

Internada em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, a jovem Kym (Anne Hathaway) é liberada em um final de semana para participar do casamento da irmã, Rachel (Rosemarie DeWitt), com quem mantém um relacionamento de intensos conflitos. Em meio às festividades, passará por momentos difíceis para restabelecer os laços familiares.
Dirigido por Jonathan Demme (ganhador do Oscar pelo prestigiado suspense “O silêncio dos inocentes”), esse drama amargo trata da ressocialização dos dependentes químicos, o preconceito em torno daquela pessoa que procurar levar uma nova vida, e ainda as dúvidas que fazem com que o individuo seja sempre visto como um estranho. Conduzido com bastante seriedade, o filme estrutura-se sob um assunto pesado, sem concessões ou meio-termo. Anne Hathaway (a mesma de “O diário da princesa” e “O diabo veste Prada”) interpreta com competência o difícil papel da jovem Kym; ela está correta e bem humana em uma atuação que lhe rendeu indicação ao Oscar de atriz e ao Globo de Ouro esse ano.


Seriados

Aos fãs de seriados antigos, aqui vão as dicas da semana.
Chega em DVD a segunda temporada completa de “Os intocáveis” (1960-1961), que traz as aventuras do agente Elliot Ness durante a Lei Seca; tem a sexta temporada da clássica série policial sobre espionagem “Missão: Impossível” (1971-1972); e ainda casos médicos surpreendentes na 11ª temporada de “ER – Plantão Médico” (2004-2005). E sai também, tanto para locação quanto para venda, a quarta e penúltima temporada das atrapalhadas do super espião Maxwell Smart em “Agente 86” (1968 - foto).

* Coluna "Cinema em Foco", publicada sempre às sextas-feiras no jornal "O Regional", e também divulgada no programa de mesmo nome na rádio Bandeirantes, de Catanduva. Data: 31/07/2009

Nenhum comentário: