sexta-feira, 3 de julho de 2009

Especiais sobre cinema

Lançamentos em DVD

Felipe Brida

Milk – A voz da igualdade

Sucesso de público e de crítica, chega às locadoras “Milk – A voz da igualdade”, a biografia romanceada do ativista gay Harvey Milk. Vencedor de dois Oscars – melhor ator (Sean Penn) e roteiro original – e ainda indicado a seis outros esse ano (como melhor filme, ator coadjuvante para Josh Brolin e direção, para Gus Van Sant), o drama narra a trajetória do ativista gay Harvey Milk (1930-1978), famoso por, na década de 70, lançar campanhas e manifestos de inclusão dos homossexuais na sociedade americana. Discriminado e visto como um agitador, batalhou pelos direitos dos gays, minoria que até então era reprimida inclusive pela polícia. Eleito supervisor (como se fosse um vereador) da cidade de San Francisco, foi o primeiro gay assumido a conquistar cargo público nos Estados Unidos - e tragicamente pagou o preço por isso. Dirigido por Gus Van Sant, que demorou 15 anos concebendo a produção, “Milk” é um bom filme, com um trabalho impecável de Sean Penn, merecedor do Oscar que abocanhou (ele havia ganhado seu primeiro Oscar cinco anos antes, por "Sobre meninos e lobos"), mas um pouco sufocado por velhos clichês narrativos. Além da atuação digna de Penn e da correta direção de arte e figurinos, que remetem a San Francisco dos anos 70, tem também um elenco de apoio grandioso, com destaque para James Franco, Emile Hirsch e Josh Brolin. Gus Van Sant, diretor de "Drugstore cowboy" (1989), "Garotos de programa" (1991), "Elefante" (2003) e tantos filmes polêmicos e de temática gay, demonstra apreço por esse projeto pessoal, relevante e que merece ser visto. Vale para conhecer esse retrato real sobre igualdade, que alavancou a inclusão social dos gays no cenário mundial, história pouco conhecida pelos brasileiros.

Van Gogh restaurado

Com indicação a melhor filme em Cannes e premiado com o César de melhor ator para Jacques Dutronc em 1992, o drama biográfico “Van Gogh” chega às locadoras em versão restaurada. Dirigido por Maurice Pialat, o filme é um recorte dos três últimos meses de vida do notório pintor holandês, quando passa a viver no subúrbio parisiense de Auvers-sur-Oise. Lá, envolve-se amorosamente com a filha de seu médico particular e ao mesmo tempo enfrenta um conturbado relacionamento com o irmão. Obra-prima moderna, “Van Gogh” sai em versão integral, com 158 minutos, distribuída pela Versátil. No DVD ainda vem o curta “Van Gogh” (1968), projeto do diretor Pialat que originou o seu famoso longa-metragem. Imperdível para os fãs!

Microssérie “Capitu”

A Som Livre lança em DVD a microssérie brasileira “Capitu”, uma adaptação moderna e atemporal do famoso livro “Dom Casmurro”, escrito por Machado de Assis. Exibida pela Rede Globo em dezembro do ano passado, a obra narra a conhecida história de amor entre Bentinho e Capitu. Nesse exímio trabalho de cenografia e roteiro, o diretor Luiz Fernando Carvalho procura dar vida ao grande trunfo do romance original – as dúvidas de Bentinho quanto à suposta traição pela mulher amada. Com duração de quase seis horas, a microssérie sai em edição dupla com muitos extras, dentre eles cenas inéditas não exibidas na TV e making of.

Coluna "Cinema em foco", publicada às sextas-feiras no jornal O Regional (Catanduva/SP). Edição do dia 03/07/2009. Crédito para as fotos: Divulgação

Nenhum comentário: