sexta-feira, 3 de julho de 2009

Especiais sobre cinema


Lançamentos em DVD

Felipe Brida

Milk – A voz da igualdade

Sucesso de público e de crítica, chega às locadoras “Milk – A voz da igualdade”, a biografia romanceada do ativista gay Harvey Milk. Vencedor de dois Oscars – melhor ator (Sean Penn) e roteiro original – e ainda indicado a seis outros esse ano, o drama narra a trajetória de Milk, famoso por, na década de 70, lançar campanhas e manifestos de inclusão dos gays na sociedade. Discriminado e visto como um agitador, o ativista batalhou pelos direitos dos homossexuais, que até então eram reprimidos inclusive pela polícia. Eleito supervisor da cidade de San Francisco, foi o primeiro gay assumido a conquistar cargo público nos Estados Unidos.
Dirigido por Gus Van Sant, que demorou 15 anos concebendo a produção, “Milk” é um bom filme, um pouco sufocado por velhos clichês narrativos. Sean Penn tem uma atuação digna, e o elenco de apoio, com destaque para James Franco, Emile Hirsch e Josh Brolin, demonstra apreço pelo projeto diante dos difíceis papéis. Vale para conhecer esse momento real sobre igualdade, que alavancou a inclusão social dos gays no cenário mundial, história esta pouco conhecida pelos brasileiros.


Van Gogh restaurado

Com indicação a melhor filme em Cannes e premiado com o César de melhor ator para Jacques Dutronc em 1992, o drama biográfico “Van Gogh” chega às locadoras em versão restaurada. Dirigido por Maurice Pialat, o filme é um recorte dos três últimos meses de vida do notório pintor holandês, quando passa a viver no subúrbio parisiense de Auvers-sur-Oise. Lá, envolve-se amorosamente com a filha de seu médico particular e ao mesmo tempo enfrenta um conturbado relacionamento com o irmão. Obra-prima moderna, “Van Gogh” sai em versão integral, com 158 minutos, distribuída pela Versátil. No DVD ainda vem o curta “Van Gogh” (1968), projeto do diretor Pialat que originou o seu famoso longa-metragem. Imperdível para os fãs!


Microssérie “Capitu”

A Som Livre lança em DVD a microssérie brasileira “Capitu”, uma adaptação moderna e atemporal do famoso livro “Dom Casmurro”, escrito por Machado de Assis. Exibida pela Rede Globo em dezembro do ano passado, a obra narra a conhecida história de amor entre Bentinho e Capitu. Nesse exímio trabalho de cenografia e roteiro, o diretor Luiz Fernando Carvalho procura dar vida ao grande trunfo do romance original – as dúvidas de Bentinho quanto à suposta traição pela mulher amada. Com duração de quase seis horas, a microssérie sai em edição dupla com muitos extras, dentre eles cenas inéditas não exibidas na TV e making of.

Coluna "Cinema em foco", publicada às sextas-feiras no jornal O Regional (Catanduva/SP). Edição do dia 03/07/2009. Crédito para as fotos: Divulgação

Nenhum comentário: