terça-feira, 21 de julho de 2009

Cine Lançamento


Arn – O cavaleiro templário


Cruzadas Européias, século XII. Com a missão de lutar contra o avanço dos muçulmanos na Terra Santa, o cavaleiro Arn Magnusson divide-se entre a batalha e o amor que nutre pela jovem Cecília, enclausurada em um convento.

Produção européia caprichada que se baseia na trilogia épica “As Cruzadas”, escrita pelo sueco Jan Guillou (disponível no Brasil pela editora Bertrand Brasil). A fita explora as aventuras reais do jovem cavaleiro Arn, desde a adolescência no monastério até a idade adulta, quando treinado para ser um guerreiro, época em que o feudalismo ruía, e as Cruzadas avançavam pela Europa Ocidental.
Narrado com certa lentidão, o filme ajeita-se, da metade para o final, no gênero romance quando o tema do amor proibido invade a história – Arn, longe da mulher amada, Cecília, trancafiada em um rigoroso convento, viaja para terras distantes, enviado para liderar os cristãos na sangrenta batalha contra os muçulmanos a caminho de Jerusalém.
O desconhecido ator Joakim Nätterqvist tem bom desempenho como o personagem-título, no entanto outros nomes de destaque do cinema, como Vincent Perez, Stellan Skarsgard e Simon Callow, aparecem pouco. Até mesmo a notória atriz sueca Bibi Andersson, dos filmes de Ingmar Bergman, está mal aproveitada como a madre superiora que rege o convento.
Com visual rico e boa investida na fotografia enevoada, esta foi uma das produções mais caras da Escandinávia, com gastos orçados em US$ 30 milhões.
Tem uma continuação, já lançada na Suécia em agosto do ano passado, intitulada “Arn - Riket vid vägens slut” (na tradução para o inglês, “Arn - The Kingdom at Road’s End”), do mesmo diretor, Peter Flinth. E ele também prepara para 2010 a minissérie “Arn”, adaptada dos livros de Jan Guillon, com a mesma equipe dos filmes, mantendo-se inclusive o elenco.
Indicado para quem gosta de aventuras épicas – ainda que esticado, traz poucas, mas dignas seqüências de luta de espada. Por Felipe Brida

Título original: Arn - Tempelriddaren
País/Ano: Suécia/ Inglaterra/ Dinamarca/ Noruega/ Finlândia/ Alemanha, 2007
Elenco: Joakim Nätterqvist, Vincent Perez, Nicholas Boulton, Stellan Skarsgard, Simon Callow, Bibi Andersson.
Direção: Peter Flinth
Gênero: Aventura/ Drama
Duração: 138 min.
Lançamento: Segunda quinzena de junho
Distribuidora: Paramount Pictures

Nenhum comentário: