quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cine Lançamento


Verônica

Rio de Janeiro, dias atuais. Na capital carioca, a rotina da professora Verônica (Andréa Beltrão) vira de cabeça para baixo quando resolve encarar uma difícil missão: cuidar de um aluno rebelde cujos pais foram assassinados devido a uma dívida com traficantes de droga. Ameaçada de morte, colocará em risco sua própria vida para salvar o garoto.

Mesmo com a batelada de clichês do gênero policial tradicional, essa assumida versão moderna de “Glória” (fita de John Cassevetes que deu à ótima Gena Rowlands sua segunda indicação ao Oscar de melhor atriz, em 1981) não desaponta. Pelo contrário, é até agora o maior acerto na carreira do diretor Maurício Farias, especialista em novelas da Rede Globo e que no cinema escorregou em projetos não tão animadores, como os recentes “O coronel e o lobisomem” (2005) e “A grande família – O filme” (2007). A trama não disfarça a ideia do filme original, deslocando apenas a ação para o Brasil (especificamente nos arredores de uma favela carioca).
A narrativa ágil, erguida pela trilha feroz assinada por Branco Mello (em parceria com Emerson Villani), obriga o público a acompanhar o martírio da protagonista, interpretada pela atriz Andréa Beltrão, sempre competente. Aqui ela deixa de lado a comédia, que tanto a consagrou, para assumir um papel de pura tensão. Chega a ser um trabalho visceral e intenso.
Revelam-se temas secundários sem colocar panos quentes, como o abuso de poder, a organização de máfias e a corrupção nos órgãos policiais.
Filme recomendado, que tenta responder a velha pergunta: “Até que ponto arriscar a própria vida para salvar uma pessoa?”. Já nas locadoras. Por Felipe Brida

Título original: Verônica
País/Ano: Brasil, 2008
Elenco: Andréa Beltrão, Marco Ricca, Matheus de Sá, Giulio Lopes, Flávio Migliaccio, Camila Amado, Patrícia Selonik, Ailton Graça.
Direção: Maurício Faria
Gênero: Drama/Policial
Duração: 90 min.
Lançamento: Segunda quinzena de junho
Distribuidora: Europa Filmes
Site oficial: http://veronicaofilme.uol.com.br/

Nenhum comentário: