domingo, 5 de julho de 2009

Cine Lançamento


The notorious Bettie Page

Biografia da pin-up Bettie Page que, nos anos 50, ficou famosa pela ousadia dos seus trabalhos. Considerada imoral, a modelo fotográfica passou a ser perseguida por um senador que combatia o mercado onde se vendia fotos e filmes de conteúdo pornográfico.

Com produção assinada pela HBO Films, esta é a biografia oficial da pin-up norte-americana Bettie Page (1923-2008), cujo filme se insere como um perfil em cinedocumentário. É uma fita apartidária, que não se preocupa em vasculhar a mente da protagonista ou mesmo criticar costumes; tem como lance retratar partes da vida de uma mulher que sacudiu padrões de comportamento por meio de um trabalho inovador.
Descoberta por acaso em uma praia por um policial negro que fazia bico como fotógrafo, Bettie tornou-se símbolo da sensualidade na fotografia publicitária moderna. Depois dos biquínis, chocou ao estampar revistas utilizando acessórios de fetiche e flagelação, como chicotes e algemas. Taxada de imoral, passou a ser vista como uma artista degradada, inclusive teve sua vida revirada pela polícia e pelas autoridades públicas. Religiosa, a pin-up sofria com incômodas incertezas, dentre elas a de ser sacrificada por Deus devido ao trabalho que exercia.
Desconhecido pelo público, o filme tem resultado não mais do que mediano. Começa fragmentado, com cenas perdidas da adolescência da personagem, e só depois de 30 minutos toma rumo. A atriz Gretchen Mol ficou semelhante à verdadeira Bettie; sua interpretação tem garra, convence, porém não atinge o brilho.
O preto-e-branco estilizado configura uma real década de 50. Talvez o grande defeito esteja na opção do colorido em determinados momentos, num vai-e-vem sem regras. Antes a cor aparecia em lembranças da personagem central (um efeito interessante que contraria os clichês), depois o recurso técnico permanece da metade para o final, sem lógica.
As acusações contra a modelo poderiam ter sido mais bem exploradas. Realmente faltam elementos para um filme organizado.
A direção é da canadense Mary Harron, responsável por filmes independentes importantes como “Um tiro para Andy Warhol” (1996) e “Psicopata americano” (2000). Pode ser conferido, mas não espere uma grande biografia como o cinema americano costuma fazer.
Rodado em 2005, só agora chega em DVD no Brasil, em edição dupla, com muitos extras, dentre eles making of e cenas ousadas da verdadeira Bettie Page. O título não teve tradução em português. Por Felipe Brida

Título original: The notorious Bettie Page
País/Ano: EUA, 2005
Elenco: Gretchen Mol, Chris Bauer, Jared Harris, Sarah Paulson, Lili Taylor, David Strathairn, Austin Pendleton.
Direção: Mary Harron
Gênero: Drama
Duração: 90 min.
Lançamento: Primeira quinzena de junho
Distribuidora: Casablanca Filmes
Site oficial: http://www.thenotoriousbettiepage.com/


Quando você viu seu pai pela última vez?

O escritor Blake Morrison (Colin Firth) nunca teve boa relação com o pai, o médico Arthur Morrison (Jim Broadbent), pessoa dominadora e de temperamento difícil. Quando descobre que Arthur está com uma doença terminal, Blake passa a cuidar dele. Nessa nova vida, o escritor terá de enfrentar os fantasmas do passado para se aproximar da figura paterna.

Baseado no autobiográfico livro de memórias do poeta inglês Blake Morrison, “Quando você viu seu pai pela última vez?” é o mais novo trabalho pessoal do diretor tailandês Anand Tucker (de “Hilary & Jackie” e “Garota da vitrine”). Com exatidão singular, o cineasta capta a poética história de conflitos afetivos entre pai e filho, resgatando trechos da infância, juventude e idade adulta do escritor.
Aqui há uma condensação da velha fórmula de filmes sobre reconciliação, porém traz ingredientes coesivos: o bom elenco (em especial Colin Firth e o sempre excepcional Jim Broadbent), a fotografia, a trilha sonora, e momentos mágicos, como a despedida final – uma seqüência comovente em que a câmera fica rodando em torno do filho abraçado com o pai.
São poucos os filmes de hoje que me emocionam; confesso que essa fita inglesa me bateu fundo, fiquei trôpego diante da terna história. Um drama importante e recomendável. E mais do que para ser visto, é para ser sentido. Por Felipe Brida

Título original: And when did you last see your father?
País/Ano: Inglaterra/ Irlanda, 2007
Elenco: Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson, Gina McKee, Claire Skinner, Elaine Cassidy.
Direção: Anand Tucker
Gênero: Drama
Duração: 92 min.
Lançamento: Segunda quinzena de abril
Distribuidora: Sony Pictures Classics
Site oficial: http://www.whendidyoulastseeyourfathermovie.com/

Nenhum comentário: