quinta-feira, 4 de junho de 2009

Morre o ator David Carradine



Indicado a quatro Globos de Ouro, o ator David Carradine, 72 anos, foi encontrado morto ontem em um quarto de hotel em Bangcoc, na Tailândia. Ele estava no país gravando seu filme mais recente, "Strecht".
Famoso pelo personagem Kwai Chang Caine, do seriado Kung Fu (1972-1975), Carradine, após sucessivos fracassos no cinema, retornou às telas em 2003 com o filme "Kill Bill", dirigido por Quentin Tarantino. No ano seguinte, recebeu indicação ao Globo de Ouro pela continuação, "Kill Bill - Vol. 2".
David Carradine nasceu no dia 8 de dezembro de 1936 em Hollywood, Califórnia. Era o filho mais velho do famoso ator John Carradine e irmão de Keith e Robert, também atores.
Antes de fazer cinema, estudou teoria da música e composição em San Francisco. Ao longo da carreira gravou trilhas sonoras para cinema e comerciais de TV.
Iniciou a carreira como ator em programas televisivos e seriados na primeira metade dos anos 60. Seu primeiro filme foi o faroeste"Taggart" (1964), popularizando oito anos depois, no seriado Kung Fu, enorme sucesso de público no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
Fez mais de mais 100 filmes, dentre eles "Sexy e marginal" (1972), "Corrida da morte - Ano 2000" (1975), "Esta terra é minha terra" (1976), "O ovo da serpente" (1977), "A longa jornada" (também lançado no Brasil com o título de "Cavalgada dos proscritos" - 1980) e "McQuade - O lobo solitário" (1983).
Considerado pelos críticos como um ator caricato, a partir dos anos 90 David atuou em inúmeras fitas policiais B e seriados pouco conhecidos. Na última década dedicava-se à composição de músicas e trilhas para o cinema. Foi casado cinco vezes e deixa dois filhos. Por Felipe Brida

Nenhum comentário: