sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Especiais sobre cinema


Aos piores e aos independentes


Anualmente, um dia antes da apresentação do Oscar, duas premiações menores prestam homenagem a artistas e aos filmes lançados ao longo dessa temporada. Enquanto uma avacalha concedendo troféus de “os piores do ano”, outra procura lembrar as melhores produções independentes. Conheça abaixo os vencedores do “Framboesa de Ouro” e do “Spirit Award” 2009, entregues no último sábado (dia 21).


Framboesa de Ouro

Criado em 1980, o ‘Razzie Awards’ é considerado o anti-Oscar. Nele são premiados os piores do ano em diversas categorias, escolhidos por mais de 600 pessoas em 45 estados americanos e 19 países no exterior.
Na edição de 2009 Paris Hilton e Mike Myers tiveram de engolir, a ferro e fogo, a nada saborosa framboesa. A pior fita do ano foi “Guru do amor”, estrelado por Myers. E “Indiana Jones e o reino da caveira de cristal” levou a de pior seqüência. Confira abaixo todos os vencedores.


Pior filme: “Guru do Amor”

Pior ator: Mike Myers, por “Guru do Amor”

Pior atriz: Paris Hilton, por “A Gostosa e a Gosmenta”

Pior ator coadjuvante: Pierce Brosnan, por “Mamma Mia!”

Pior atriz coadjuvante: Paris Hilton, por “Repo: The Genetic Opera”

Pior casal: Paris Hilton com Christin Lakin ou Joel David Moore, por “A Gostosa e a Gosmenta”

Pior sequência, prequel ou remake: “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”

Pior diretor: Uwe Boll por “Tunnel Rats”, “Em Nome do Rei” e “Postal”

Pior roteiro: “Guru do Amor”

Pior carreira: Uwe Boll, pelo ‘conjunto da obra’


Spirit Award

Como forma de fortalecer a indústria do cinema independente, o ‘Film Independent Spirit Awards’ premia os melhores filmes norte-americanos lançados em 2008/2009. O grande vencedor da edição desse ano, “O lutador” (foto), recebeu três prêmios – melhor filme, fotografia e ator (Mickey Rourke). "Milk – A voz da igualdade", “Vicky Cristina Barcelona” e “Rio congelado” empataram com dois prêmios cada. Veja abaixo os vencedores.


Primeiro Roteiro: Dustin Lance Black, por “Milk”

Roteiro: Woody Allen, por “Vicky Cristina Barcelona”

Primeiro Filme: Charlie Kaufman, por “Sinédoque, New York”

Atriz Coadjuvante: Penelope Cruz, por “Vicky Cristina Barcelona”

Ator Coadjuvante: James Franco, “Milk”

Atriz: Melissa Leo, “Rio Congelado”

Filme Estrangeiro: “The Class”, de Laurent Cantet

Documentário: “O Equilibrista”

Diretor: Tom McCarthy, por “O Visitante”

Prêmio Piaget (Produtores): Heather Rae, por “Rio Congelado”


Lançamentos em DVD

Filmes para curtir o sábado e o domingo em casa? Conheça alguns lançamentos da semana e reserve-os já em sua locadora.
Em DVD chega a fita policial “RocknRolla – A grande roubada”, sobre o submundo do crime em Londres. Dirigido por Guy Ritchie, tem no elenco Gerard Butler e Tom Wilkinson. Fãs de ficção científica poderão curtir “Outlander – Guerreiro VS. Predador”, cuja história retrata vikings em uma batalha para destruir uma sanguinária criatura. Tem também outro lançamento, a aventura familiar “A ilha da imaginação”, com Jodie Foster e Abigail Breslin, sobre uma menina que, com a ajuda de uma autora de livros infantis, deverá reencontrar o pai desaparecido em uma ilha remota.
Sai em DVD dois premiados documentários brasileiros: em “Santiago”, o diretor João Moreira Salles procura reconstruir a figura do mordomo de sua família, um homem culto e de vasta memória. O filme venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias melhor documentário e melhor fotografia. Já “1958 – O ano em que o mundo descobriu o Brasil”, dirigido por José Carlos Asbeg, relembra a vitória do primeiro título mundial do futebol brasileiro, pelo ponto de vista dos jogadores. Um filme elogiado e indicado para os amantes do futebol.
A Flashstar lança os melhores episódios do programa “Selvagem ao extremo”, transmitido pela Rede Record. Nos três DVDs, que totalizam seis horas de duração, o público poderá acompanhar o biólogo Richard Rasmussen em suas explorações pelo Pantanal, pela Amazônia e pela Mata Atlântica.
Pela Lume saem dois filmes raros e desconhecidos do público: “Império do crime” (1955), um noir norte-americano, e o proibido “A cor da romã” (1968 - foto), co-produção Rússia e Armênia, que retrata a biografia de um poeta, um músico e um revolucionário. Não perca!

(*) Trecho da coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva. Edição do dia 27/02/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: