terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cine Lançamento


Apenas uma vez

Em Dublin, Irlanda, um músico de rua (Glen Hansard) torna-se amigo de uma jovem pianista de origem tcheca (Markéta Irglová). Ela é casada e tem um filho pequeno, e ele, apaixonado pela ex-namorada. A vida pessoal e profissional de ambos toma novos rumos quando resolvem ser parceiros em composições e arranjos musicais.

Com produção orçada em US$ 150 mil este modesto drama musical venceu o Oscar de melhor canção original – “Falling Slowly”, escrita pela dupla central de atores – e o Prêmio de Público no Sundance Film Festival e ainda foi indicado a dois Grammys, nas categorias trilha sonora e canção. Sem originalidade ou mesmo clímax, a história, de narrativa lenta e retilínea, acompanha a amizade repentina de duas pessoas solitárias que buscam expor na música seus sentimentos mais profundos. Os personagens não têm nome (nos letreiros aparece apenas “Girl” e “Guy”) justamente para demonstrar a existência de tantos artistas talentosos que passam parte da vida no anonimato.
Mesmo certinho demais e previsível, “Apenas uma vez” é agradável de assistir.
Rodado em apenas 17 dias, em locações em Dublin, o filme é um projeto pessoal do diretor John Carney, que encomendou ao ator principal Glen Hansard, líder da banda irlandesa “The Frames”, músicas que posteriormente inspiraram-no para o roteiro. Vale uma conferida. Por Felipe Brida

Título original: Once
País/Ano: Irlanda, 2006
Elenco: Glen Hansard, Markéta Irglová, Hugh Walsh, Gerard Hendrick, Alaistair Foley, Danuse Ktrestova.
Direção: John Carney
Gênero: Drama/ Musical
Duração: 85 min.
Lançamento: Segunda quinzena de janeiro
Distribuidora: Fox Searchlight/ Imagem Filmes

Nenhum comentário: