sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Especiais sobre cinema


Berlinale 2009 (*)

Felipe Brida

Antes mesmo do Oscar, os festivais de cinema começam a pipocar por todo o mundo. Na Europa, o primeiro deles teve abertura oficial ontem. Em sua 59ª edição, o Berlinale – Festival de Berlim conta com 26 filmes na seleção oficial – destes, apenas 18 entram na mostra competitiva. Concorrem ao Urso de Ouro filmes da Alemanha, Reino Unido, Romênia, Estados Unidos, França, Argélia, Suécia, Dinamarca, Polônia, Uruguai, Irã, China e Peru, todos inéditos nos cinemas brasileiros. Todos os filmes que ficaram fora da competição serão exibidos em sessões especiais, como “O leitor”, indicado a cinco Oscars este ano, e “A pantera cor-de-rosa 2”. Duas fitas brasileiras foram colocadas de lado da grande seleção, no entanto serão exibidas na mostra paralela “Panorama”; são elas o documentário “Garapa”, de José Padilha, ganhador do Urso de Ouro por “Tropa de Elite” no festival do ano passado, e o thriller gaúcho “Vingança”, estréia de Paulo Pons como diretor. O anúncio dos vencedores acontece no dia 14.
Este ano o júri do Berlinale é presidido pela atriz Tilda Swinton (foto), vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2008 por “Conduta de risco”. O Festival de Berlim é considerado o segundo maior evento europeu de cinema, só perdendo para Cannes.


De olho no Oscar

E já começaram as apostas para o Oscar 2009, cuja cerimônia de entrega dos prêmios acontece no próximo dia 22, no Kodak Theater, em Los Angeles. “O curioso caso de Benjamin Button” (foto) recebeu o maior número de indicações - 13 ao todo, incluindo melhor filme, melhor direção e melhor ator (Brad Pitt). Em segundo lugar está “Quem quer ser um milionário?”, com 10 indicações. A aventura dark “Batman – O cavaleiro das trevas” concorre a oito prêmios, dentre eles o póstumo de melhor ator coadjuvante para Heath Ledger, falecido em janeiro do ano passado vítima de overdose acidental de medicamentos. No último mês a família de Ledger recebeu, também pelo filme da cinessérie Batman, o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild (SAG) em nome do artista morto. A festa do Oscar terá transmissão ao vivo pelo canal TNT a partir das 23 horas (horário de Brasília).


Lançamentos em DVD

Dois lançamentos em DVD prometem disparar adrenalina e levar o público ao delírio. Estrelada por Liam Neeson, a produção francesa “Busca implacável” conta a história de um ex-soldado em uma busca frenética pela filha raptada por mercenários que pretendem vendê-la ao mercado sexual. Já a aventura futurista “Corrida mortal” traz Jason Statham em meio a uma alucinante competição de carros dentro de uma prisão de segurança máxima. Os amantes de filmes de arte e de cinema antigo também poderão aumentar sua coleção. Saem em DVD raridades como “As duas tormentas”, filme mudo de D.W. Griffith lançado em 1920, e “As troianas”, drama grego de Michael Cacoyannis feito em 1971. Do diretor italiano Roberto Rossellini, precursor do movimento neo-realista, dois clássicos acabam de chegar: “Onde está a liberdade?”, de 1954 e estrelado por Totò, e “O medo”, fita de 1955 com Ingrid Bergman, ex-mulher do cineasta. Na coleção Cinema Reserve, a Fox Home Entertainment relança, esse mês, cinco obras-primas em edições especiais – “Laura” (1944), “O pecado mora ao lado” (1955), “Desafio à corrupção” (1961), “Um violinista no telhado” (1971 - foto) e “Kagemusha – A sombra do samurai” (1980). Os filmes podem ser adquiridos em lojas especializadas em DVD e multimídia.


Cine Verão

A TV Cultura continua com sua programação especial de cinema no período de férias. Desde janeiro, o “Cine Verão” exibe na grade filmes de arte, brasileiros e estrangeiros, todos os dias, sempre a partir das 23h40. Hoje é a vez do drama francês “Meu pai, meu filho” (2002 - foto), com Gérard Depardieu contracenando com seu filho Guillaume, morto no ano passado aos 37 anos vítima de uma pneumonia. Amanhã será transmitido o filme brasileiro “Vida de menina” (2004), vencedor de seis Kikitos de Ouro no Festival de Gramado em 2004. E no domingo, o drama asiático “As luzes de um verão” (2000), co-produção Vietnã, França e Alemanha. A programação especial termina no dia 1º de março, e a grade completa pode ser conferida pelo site da TV Cultura - http://www.tvcultura.com.br/



Curso de cinema

Estudantes de cinema e cineastas, atenção! O produtor, diretor e roteirista de cinema Walter Webb iniciou este ano, em São Paulo, cursos mensais de direção e roteiro, sempre com duração de três a quatro semanas. O conteúdo engloba teoria e prática. É uma boa oportunidade para se aprofundar nos estudos de cinema e ainda elaborar roteiros para curtas e longas. Webb atua em cinema desde 1957 e já foi roteirista e diretor de filmes brasileiros e canadenses. Assistente de produção e direção nos filmes “A grande feira” (1961) e “Riacho de sangue” (1966), é professor na Universidade Anhembi-Morumbi. Ministra cursos no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Para mais informações, o telefone para contato é (11) 3057-2842.


(*) Reportagem publicada na coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, na edição do dia 06/02/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: