sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Especiais sobre cinema


Oscar: mudanças e apostas

Felipe Brida

O Carnaval esse ano não atrairá a atenção apenas dos foliões e sambistas. Será também um “carnaval de cinema”. Isto porque o Oscar, considerado a maior festa da cinematografia mundial, acontece em pleno domingo, dia 22. Um prato cheio para os cinéfilos de carteirinha.
Por causa da transmissão ao vivo do desfile das escolas de samba do Rio, a Globo não irá exibir a festa do Oscar esse ano. Apenas a TNT (canal fechado) ficará com a transmissão, a partir das 23 horas (horário de Brasília). Aqueles que gostam de acompanhar os bastidores e as celebridades no tapete vermelho do Kodak Theater, em Los Angeles, poderão ligar a TV com duas horas de antecedência, no “Pré-show” da TNT.
Mudanças prometem trazer uma nova configuração ao velho e batido formato do Oscar. A partir desse ano, em sua 81ª edição, não haverá humorista apresentando a festa, como era de praxe. Nem mesmo o famoso monólogo de abertura será mantido. Quem conduzirá o Oscar será o ator australiano Hugh Jackman (foto), o Wolverine da trilogia “X-Men”. O diretor de cinema Bill Condon e o produtor Laurence Mark estão juntos na organização do evento, e ambos prometem uma celebração radicalmente diferente e para todos os gostos.
Quanto aos filmes, duas produções disputam a ferro e fogo prêmios nas categorias principais. De um lado, “O curioso caso de Benjamin Button”, que recebeu o maior número de indicações - 13 ao todo; do outro, “Quem quer ser um milionário?”, com 10 indicações. No domingo o público poderá conferir toda a premiação em tempo real. Não perca.


Lançamentos em DVD

Baseado em um fato real que chocou o Brasil em 2000, o filme “Última parada 174”, dirigido por Bruno Barreto, chega às videolocadoras essa semana. A história remonta a vida de Sandro do Nascimento, rapaz que sobreviveu à chacina da Candelária e que em 2000 seqüestrou um ônibus da linha 174 no Rio de Janeiro, cuja ação terminou em tragédia.
Também nas locadoras chegam duas fitas de suspense. Estrelado por Kiefer Sutherland e de abordagem sobre além-vida, “Espelhos do medo” traz um segurança que investiga terríveis aparições nos espelhos do shopping aonde trabalha; já “Os estranhos”, com Liv Tyler, mostra a fuga de um casal perseguido por sádicos assaltantes.

Confira o lançamento da semana na linha de cinema antigo e cult movies

A Videofilmes lançou, em edição especial recheado de extras, o documentário “Grey Gardens”, de 1976. A história gira em torno de duas ex-socialites, tia e prima de Jacqueline Kennedy, que vivem reclusas numa mansão decadente na região de Nova York e, devido à falta de condições sanitárias, são ameaçadas de expulsão pela polícia.
Sai em DVD o média-metragem cult dirigido pelo então estreante Peter Sykes, “O comitê”, fita considerada perdida por muitos críticos de arte. Um drama sobre conflitos sociais e com teor existencialista, e trilha sonora de Pink Floyd.
Pela Silver Screen sai “A um passo da liberdade” (foto), meticuloso drama de prisão dirigido pelo francês Jacques Becker, que morreu prematuramente poucos meses depois de terminar as filmagens desse seu maior clássico, em 1960.
A Europa Filmes lança, na coleção “Os trapalhões”, cinco novos títulos para o público matar saudade do quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Todas as edições vêm também com o filme em MP4, com preços especiais e tabelados. São eles: “Simbad, o marujo trapalhão” (1976), “Os três mosqueteiros trapalhões” (1980), “O rei e os trapalhões” (1980), “Os vagabundos trapalhões” (1982) e “Os heróis trapalhões – Uma aventura na selva” (1988).
A Paramount lança a segunda temporada do seriado “Os intocáveis” (1960/1961), a saga do heróico policial Elliott Ness e seus agentes em luta com o poderoso mafioso Al Capone, e também a quinta temporada da clássica série de espionagem “Missão Impossível” (1970/1971). Adquira os títulos nas melhores lojas especializadas em DVD e multimídia.


Latinos em Berlim

Uma verdadeira festa latina marcou o encerramento da 59ª edição do Berlinale – Festival de Berlim, no último sábado, dia 14. “La teta asustada” (foto), produção peruana dirigida por Claudia Llosa sobre mulheres abusadas sexualmente durante a violência política no Peru, recebeu, para surpresa do público e dos críticos, o maior prêmio do festival, o Urso de Ouro na categoria melhor filme. “Gigante”, co-produção Uruguai, Argentina, Alemanha e Holanda, dirigida por Adrían Biniez, venceu nas categorias melhor primeira produção, prêmio especial “Alfred-Bauer” e ainda dividiu com a produção alemã “Alle Anderen” o Urso de Prata no Grande Prêmio do Júri.
Na categoria melhor realização, ficou o iraniano “About Elly”, que recebeu o Urso de Ouro.
Nos 10 dias de programação o Berlinale 2009 contou com 26 filmes na seleção oficial – destes, apenas 18 entraram na mostra competitiva.


Prêmio Fiesp de cinema

Estão abertas até a próxima sexta-feira (dia 20) as inscrições para o “V Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista”. Esse ano a edição irá premiar longas e curtas-metragens em 12 categorias: melhor filme, diretor, roteiro, atriz, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, fotografia, montagem, trilha sonora, direção de arte e melhor curta-metragem. Os vencedores receberão prêmio em dinheiro, troféus e certificados, que totalizam R$ 45 mil. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 23 de março, na sede da Fiesp, em São Paulo.
Quanto à inscrição, os filmes em longa-metragem devem atender a dois pré-requisitos: ser produzido por empresas paulistas e ter estreado nas salas de cinema do circuito comercial no ano de 2008. Já os curtas devem apresentar nota fiscal da primeira cópia em 35mm, emitida obrigatoriamente no ano passado.
A premiação procura incentivar a produção cinematográfica no estado de São Paulo, bem como divulgar o cinema brasileiro e facilitar o acesso público às últimas produções de filmes nacionais. A iniciativa é da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do SESI-SP (Serviço Social da Indústria), em parceria com o Siaesp (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo).
Mais informações no site da Fiesp: www.fiesp.com.br/cinema

(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva. Edição do dia 20/02/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: