terça-feira, 4 de novembro de 2025

Especial de cinema

 
Festival de Cinema Italiano no Brasil chega à 20ª edição com filmes online gratuitos
 
A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil teve início na noite de 28 de outubro com a abertura oficial do evento para convidados e a exibição do drama de época ‘Napoli – Nova York’ (2024), de Gabriele Salvatores, realizadas no Auditório Oscar Niemeyer, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A noite de abertura foi apresentada pelo ator Reynaldo Gianecchini e contou com a participação do premiado ator italiano Antonio Catania, que integra o elenco do filme exibido.
Criado em 2005 por Nico Rossini e Erica Bernardini, o festival é um projeto organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam, em colaboração com a Embaixada da Itália e com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Conta com patrocínio da Pirelli, da Persol e do Istituto Italiano di Cultura di San Polo. A cada edição, o festival apresenta uma seleção de longas inéditos e filmes que integram retrospectivas do cinema italiano em cópias restauradas. A iniciativa fortalece os laços culturais e afetivos entre Brasil e Itália, trazendo de forma gratuita ao público uma série de filmes, democratizando o acesso ao cinema.
Gratuito e aberto ao público, o festival é presencial e online e segue até o dia 29 de novembro em mais de 90 cidades brasileiras. No streaming é possível conferir os títulos inéditos e os clássicos da programação 2025 – são 24 longas, e para assisti-los basta acessar o site do festival e dar play no título, em https://festivalcinemaitaliano.com. Abaixo o pôster oficial da 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil.
 



Programação 2025
 
Dentre as produções inéditas no Brasil estão os dramas de época ‘A ilusão’ (2025), de Roberto Andò, e ‘As provadoras de Hitler’ (2025), de Silvio Soldini, e os dramas ‘Diamantes’ (2024), de Ferzan Özpetek, ‘Hey Joe’ (2024), de Claudio Giovannesi, e ‘Irmãos’ (2025), de Greta Scarano. Na lista dos clássicos estão ‘Ladrões de bicicleta’ (1948), de Vittorio de Sica, ‘Antes da revolução’ (1964), de Bernardo Bertolucci, ‘Henrique IV’ (1984), de Marco Bellocchio, ‘Tomara que seja mulher’ (1986), de Mario Monicelli, e ‘O jantar’ (1998), de Ettore Scola.
 
Dica – filme de abertura
 
 
Napoli – Nova York
(2024, de Gabriele Salvatores)
 
Filme de abertura da 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, o drama de época assinado por Gabriele Salvatores tem inspiração em uma história real de Federico Fellini e Tullio Pinelli (roteirista e parceiro de trabalho de Fellini em clássicos como ‘A doce vida’, ‘A estrada da vida’ e ‘Noites de Cabíria’). Salvatores obteve os direitos da obra, deu novo tratamento ao roteiro engavetado e manteve boa parte das ideias originais de Fellini, que na época não seguiu com o projeto pois estava na fase final da carreira, rodando ‘E la nave va’. Salvatores manteve quase que a totalidade do primeiro ato, que se passa no navio. Com traços de ‘Manhattan’ e ‘Era uma vez na América’ – este, um dos trabalhos preferidos de Salvatores, o drama acompanha a jornada de duas crianças órfãs naturais de Nápoles, Celestina (Dea Lanzaro) e Carmine (Antonio Guerra), que deixam a Itália rumo à América, em busca de lugar melhor para viver. Eles perderam tudo na Itália do pós-guerra, época de terra arrasada, e embarcam clandestinamente num navio que navega por semanas até os Estados Unidos. Até pisarem em solo americano, Carmine e Celestina encontram um esconderijo no navio e acomodam-se provisoriamente nos aposentados dos empregados.



Com delicadeza, o filme mostra a força de duas crianças numa corrida para a sobrevivência, estando no meio de milhares de imigrantes que vieram para a América construir uma nova vida. O diretor, que já teve filme premiado com o Oscar estrangeiro – ‘Mediterrâneo’ (1991), constrói uma história singela, de pano de fundo real, juntando poesia e lirismo, próprios de seu cinema. As crianças estão bem, e no elenco destaque para Omar Benson Miller, recentemente num papel marcante em ‘Pecadores, aqui como George, um funcionário do navio que acolhe o garoto e a garota, e Pierfrancesco Favino, rosto comum do atual cinema italiano, no papel do capitão da embarcação. Disponível gratuitamente no site do festival até o dia 29/11, em https://festivalcinemaitaliano.com/filmes/de-napoles-a-nova-york/


Nenhum comentário:

Especial de cinema

  Festival de Cinema Italiano no Brasil chega à 20ª edição com filmes online gratuitos   A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Bras...