Festival de Cinema Italiano no Brasil chega à 20ª edição com filmes online gratuitos
Criado em 2005 por Nico Rossini e Erica Bernardini, o festival é um projeto organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – Italcam, em colaboração com a Embaixada da Itália e com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Conta com patrocínio da Pirelli, da Persol e do Istituto Italiano di Cultura di San Polo. A cada edição, o festival apresenta uma seleção de longas inéditos e filmes que integram retrospectivas do cinema italiano em cópias restauradas. A iniciativa fortalece os laços culturais e afetivos entre Brasil e Itália, trazendo de forma gratuita ao público uma série de filmes, democratizando o acesso ao cinema.
Gratuito e aberto ao público, o festival é presencial e online e segue até o dia 29 de novembro em mais de 90 cidades brasileiras. No streaming é possível conferir os títulos inéditos e os clássicos da programação 2025 – são 24 longas, e para assisti-los basta acessar o site do festival e dar play no título, em https://festivalcinemaitaliano.com. Abaixo o pôster oficial da 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil.
(2024, de Gabriele Salvatores)
Com delicadeza, o filme mostra a força de duas crianças numa corrida para a sobrevivência, estando no meio de milhares de imigrantes que vieram para a América construir uma nova vida. O diretor, que já teve filme premiado com o Oscar estrangeiro – ‘Mediterrâneo’ (1991), constrói uma história singela, de pano de fundo real, juntando poesia e lirismo, próprios de seu cinema. As crianças estão bem, e no elenco destaque para Omar Benson Miller, recentemente num papel marcante em ‘Pecadores, aqui como George, um funcionário do navio que acolhe o garoto e a garota, e Pierfrancesco Favino, rosto comum do atual cinema italiano, no papel do capitão da embarcação. Disponível gratuitamente no site do festival até o dia 29/11, em https://festivalcinemaitaliano.com/filmes/de-napoles-a-nova-york/



Nenhum comentário:
Postar um comentário