sexta-feira, 16 de junho de 2023

Cine Especial


O fio de Ariane

Mulher solitária e de meia-idade, Ariane (Ariane Ascaride) prepara um bolo para comemorar seu aniversário. Mas os poucos amigos que convidou não comparecem. Desapontada, Ariane então pega seu carro e sai para explorar a cidade onde mora, Marselha.

O diretor francês Robert Guédiguian, natural de Marselha, costuma filmar seus trabalhos em sua terra natal, aproveitando as inúmeras e belas locações da cidade, como praias, canais de água, castelos, lagoas e a arquitetura rústica. Veterano, dirigiu essencialmente dramas familiares, como “Armênia” (2005), “As neves do Kilimandjaro” (2011) e “Uma casa à beira-mar” (2017), e em muitos de seus filmes (ele também é roteirista e produtor) escala a esposa, a atriz Ariane Ascaride, com quem é casado desde 1975. “O fio de Ariane” (2014) é um deles, mas aqui uma comedinha leve, quase um romance água com açúcar, longe dos tradicionais filmes sobre crise e reencontros entre familiares distantes. Tudo começa com uma mulher solitária que se decepciona quando nenhum dos convidados aparece em sua casa para seu aniversário. Troca a festinha por uma viagem de carro, sozinha, sem destino, para explorar Marselha, e a cada parada encontra-se com pessoas diferentes adotando um novo estilo de vida. Será uma jornada para revisão de sua vida, assim como de lembranças e perspectivas futuras. Daí o significado do título do filme, “O fio de Ariane”, uma metáfora sobre revelações interiores, relacionada ao “fio de Ariadne” da mitologia, da princesa Ariadne, filha do rei de Creta, Minos, que entrega um novelo de linha mágico ao seu amor, Teseu, para que ele não se perca no labirinto do Minotauro. A ideia do fio é o do despertar da consciência, para o enfrentamento das dificuldades.


Há momentos deliciosos no filme, como um amigo cágado que conversa com Ariane, sem contar as lindas locações por Marselha. E Ariane é uma atriz boa e carismática – ela pode ser vista em outros filmes do marido, “Marius e Jeannette” (1997), “A cidade está tranquila” (2000) e “O mundo de Gloria” (2019). Em DVD pela Imovision e disponível no Reserva Imovision, streaming da distribuidora Imovision.

O fio de Ariane (Au fil d'Ariane). França, 2014, 92 minutos. Comédia/Drama. Colorido. Dirigido por Robert Guédiguian. Distribuição: Imovision

Nenhum comentário: