Uma festa termina em alucinações e mortes quando os
jovens ali presentes, sem saber, são drogados com LSD.
Argentino radicado na França, o diretor e roteirista
Gaspar Noé chocou o mundo com “Irreversível” (2002), um filme apoteótico e
extremamente violento que conta com uma cena insuportável de estupro, que dura
10 minutos. Ele nunca foi um cineasta com obras fáceis. Quatro anos antes de
“Irreversível” fez seu primeiro trabalho, o agressivo “Sozinho contra todos”
(1998), depois veio o desconcertante “Enter the void: Viagem alucinante”
(2009), em seguida mais um drama, “Love” (2015), com cenas de sexo explícito
como se fosse um filme pornô, até chegar em “Clímax” (2018), não menos complexo
que os anteriores. Deixo claro que é uma fita de arte difícil, violenta, que
sobe o tom com o desenrolar da trama, que se passa durante um dia numa festa
eletrônica em um internato isolado na floresta. Os jovens ali presentes cantam,
bebem, dançam de forma frenética, até serem dopados com LSD na bebida, sem
saber. A partir daí têm comportamentos estranhos, passam mal, e alucinados, brigam,
gritam e se agridem, a ponto de cometer crimes.
A estética do filme é a cara do diretor: cores fortes
(como o vermelho no chão e paredes), luzes de neon (que costuma estar nos
créditos), música eletrônica sem cessar, longos planos-sequência, uso de
plongée e movimentos malucos de câmera que chegam a rodar 360 graus. Até na
inserção dos créditos ele subverte o natural: os nomes estão espalhados ao
longo do filme em dois momentos, cheio de cor neon, e não há letreiros finais.
É uma viagem alucinante como fez em “Enter the void”,
com cenas brutais de violência, sem contar os diálogos sobre sexo e curtições
(classificação é de 18 anos, cuidado!).
Pode ser interminável para boa parte do público, mas
não podemos negar a inventividade da obra e o domínio de cena do diretor, que
soube controlar bem os atores em apenas um espaço, a pista de dança. Destaque
para a atriz e modelo Sophie Boutella no papel central.
PS: Na abertura há longos trechos de entrevistas dos
personagens que irão para a tal festa, e ao lado da TV, reparem nas fitas de VHS,
que são filmes antigos, além de livros, que inspiraram o diretor e que de certo
modo dialogam com “Clímax” – alguns dos filmes são “Possessão” (1981),
“Suspiria” (1977), “Um cão andaluz” (1929) e “Querelle” (1982).
Venceu prêmio especial no Festival de Cannes em 2018. Pode ser visto nas plataformas online ou em DVD, pela Imovision.
Clímax (Idem). França/Bélgica, 2018, 97
minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Gaspar Noé. Distribuição: Imovision
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