domingo, 14 de novembro de 2021

Resenha Especial

 

O lar das crianças peculiares

Jake (Asa Butterfield) atende ao último pedido do avô, que antes de morrer fala para ele ir até a Ilha de Gales se encontrar com a Sra. Peregrine (Eva Green), diretora de um velho orfanato, a fim de resolver um mistério. Chegando lá conhece um mundo fantástico com crianças diferentes, ameaçadas por terríveis criaturas famintas.

O diretor Tim Burton fez mais um bom filme de fantasia gótico com grandes efeitos visuais, dessa vez menos carregado, com o tom sombrio mais jovial para atrair os adolescentes. É uma aventura empolgante baseada no best seller de Ramson Riggs. Eva Green encena bem mulheres austeras, e aqui dá vida à Miss Alma (que lembra seu papel em “Penny Dreadful”), que comanda o lar das crianças e veste roupas góticas. Samuel L. Jackson também cai bem nos papéis de vilão, e seu Barron é assustador, com olhos brancos, dentes pontiagudos e cabelos arrepiados para cima. As crianças, sem exceção, completam o ótimo quadro do elenco, cada uma num personagem com características diferentes (uma que flutua, outra que coloca fogo onde toca, e por aí vai). A direção de arte, como de tradição, é característica de Tim Burton, um mundo romântico e ao mesmo tempo caótico com elementos criativos por cada canto – sem aqueles exageros cafonas de seu “Alice no País das Maravilhas”. A trama é no final da Segunda Guerra, em que crianças de um antigo orfanato precisam fugir de criaturas tenebrosas, com ajuda da Sra. Peregrine.


Além de Eva e Jackson, temos Ella Purnell, Asa Butterfield, Allison Janney, Rupert Everett, Terence Stamp e Judi Dench. Misturando drama, romance, fantasia, suspense e muita aventura, tem cenas marcantes, em particular adoro o desfecho no parque de diversões, onde há referências de outros filmes de Burton, como “Os fantasmas se divertem” e “A noiva cadáver”. Um prato cheio aos fãs de Burton ou para quem procura um passatempo imaginativo para ver em família.


O lar das crianças peculiares (Miss Peregrine's home for peculiar children). EUA/Reino Unido/Canadá/Bélgica, 2016, 127 minutos. Aventura. Colorido. Dirigido por Tim Burton. Distribuição: 20th Century Fox

Nenhum comentário: