terça-feira, 10 de abril de 2018

Resenhas Especiais


Dois bons lançamentos da Focus Filmes, já disponíveis em DVD

Aprisionados

Em uma delegacia remota no interior da Escócia, um misterioso homem chamado Six (Liam Cunningham), vindo do inferno, dá as caras no local, e a partir daí estranhos fatos começam a ocorrer. Ele tem o misterioso poder de invadir a mente das pessoas, e o faz com os desiludidos que lá se mantêm presos. Os policiais, amedrontados, iniciam táticas para controlar Six, enquanto a novata policial Rachel (Pollyanna McIntosh) ficará frente a frente com o pior de seus pesadelos.

Boa dica de cinema para quem procura um filme de terror de qualidade e originalidade. Se gostou da sinopse, não deixe de assistir a esta obra megaindependente, rodada na Irlanda, produzida no Reino Unido, de baixo orçamento, com cenários mínimos, bastante sangue e ação. Ninguém ficou sabendo do filme, apenas exibido na Europa no ano de seu lançamento (2014), e agora recém-lançado em DVD no Brasil pela Focus.
O excelente ator irlandês Liam Cunningham (o Davos Seaworth, de Game of Thrones) interpreta a figura central, o demoníaco Six, um coletor de almas, considerado um justiceiro do inferno, que morreu trinta anos atrás, e retorna para o mundo dos vivos na incessante busca por um segredo guardado a sete chaves. Vagando pelo espaço e tempo, chega à remota delegacia numa noite aparentemente tranquila. Toma o lugar e assume a mente daquele bando de gente aprisionada, além dos policiais, confinando-os. As luzes se apagam, os cidadãos adotam atitudes estranhas, a violência brota numa explosão de assassinatos, num autêntico clima de apocalipse, até fechar com um final imprevisível, tão sinistro quanto a índole de Six. Um filme curto (tem 1h32) para ver sem pretensão ou pressa.
Fiquei admirado com a qualidade do longa, em especial o roteiro e os elementos gráficos dos efeitos visuais, uma criação do diretor estreante Brian O'Malley, cujo segundo trabalho acabou de ser lançado nos cinemas da Europa - outro terror, “The lodgers”, sem previsão de estreia no Brasil.
Prepare-se para vivenciar muita tensão e desespero! Já nas locadoras e também disponível para venda.

Aprisionados (Let us prey). Reino Unido/Irlanda, 2014, 92 min. Ação/Horror. Dirigido por Brian O'Malley. Distribuição: Focus Filmes


Infiltrado

Chefe de uma rede criminosa, Shun (Wallace Chung) é procurado pelos quatro cantos de Hong Kong. Depois de uma tentativa falsa de suicídio, segue para o hospital, onde fica acamado aguardando cirurgia. Tudo faz parte de um plano, logo Shun será resgatado pelos seus comparsas em uma grande operação. Mas um inteligente inspetor, Ken (Louis Koo), percebe o esquema e promete revidar com sua equipe de policiais bem treinados.

China e Hong Kong produzem com excelência o cinema de ação desde muitas décadas atrás, com filmes de puro lazer e gosto popular, que pegou até no Brasil. Dou três exemplos icônicos de cineastas mestres no assunto, John Woo, Ronny Yu e Kar-Wai Wong, amplamente lembrados entre os cinéfilos. E um quarto nome seria Johnnie To, o diretor honconguês deste “Infiltrado”, já indicado a Cannes, Berlim e Veneza, que contabiliza no currículo 70 trabalhos (também como produtor), como “Eleição” (2005), “Vingança” (2009) e “Drug war” (2012). Em “Inflitrado”, sua nova fita, reforça a magnitude do gênero, reinventando-o numa trama explosiva, sedutora e complexa, toda dentro de um hospital, que da noite para o dia vira um cerco, servindo como um espaço de acerto de contas entre polícia e criminosos foragidos, com punição de inocentes. Os cenários são brandos, os personagens desconfiam até da própria sombra e há momentos que induzem ao erro, abrilhantado por sacadas visuais, cenas astutas de tiros em escadarias e altas perseguições. Como não podia faltar nos filmes de To, o humor anda no compasso das sequências de mais pura adrenalina, para extrair do público risos nervosos. E o desfecho surpreende (preste atenção em todos os detalhes para entender melhor o final).
Ao conferir “Infiltrado” você saberá as razões de o cineasta ser tão elogiado e possuir uma marca tão expressiva. Gostei e indico sem receio. Divirta-se com Shun, Ken e suas armações perigosas. O DVD saiu no Brasil há poucos meses pela Focus Filmes.

Infiltrado (San ren xing/ Three). Hong Kong/China, 2016, 87 min. Ação. Dirigido por Johnnie To. Distribuição: Focus Filmes

Nenhum comentário: