segunda-feira, 9 de abril de 2018

Nota do Blogueiro


"É que o western continua sendo o gênero menos compreendido. Para o produtor e o distribuidor, o western não passa de um filme infantil e popular fadado a acabar na televisão, ou em uma superprodução ambiciosa com grandes estrelas. Apenas a bilheteria dos intérpretes ou do diretor justifica o esforço de publicidade e de distribuição. Entre os dois, fica-se ao deus-dará e ninguém - e, é preciso dizer, nem mesmo o crítico ou o distribuidor - faz a diferença sensível entre os filmes produzidos com a marca western".

Trecho do livro "O que é o cinema?", de André Bazin, que acaba de chegar nas livrarias em uma primorosa edição ilustrada da Ubu. Originalmente lançado em quatro volumes entre 1959 e 1961 como uma obra póstuma do crítico de cinema francês André Bazin (1918-1958), reúne 36 textos seminais escritos por ele, que na década de 50 seria um dos fundadores da revista Cahiers du Cinéma e mentor da Nouvelle Vague. Pena que sua vida artística foi interrompida de maneira prematura - faleceu aos 39 anos, vítima de leucemia. Nesta obra, Bazin analisa criteriosamente, com extrema lucidez, temas como Ontologia, pintura e fotografia, linguagem cinematográfica e métodos de criação, o cinema soviético, o western, o erotismo e o Neo-Realismo. É ver para crer! Nas páginas ainda temos apresentação e apêndice do professor e crítico de cinema Ismail Xavier.
Um livro fundamental para qualquer pessoa que queira desvendar as raízes da Sétima Arte. Já nas melhores livrarias! Agradeço ao pessoal da @ubueditora, que gentilmente enviou um exemplar para mim. Obrigado!



Nenhum comentário: