quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Nota do blogueiro


Entra em cartaz amanhã em São Paulo o aclamado filme sul-coreano “O advogado” (“Byeon-ho-in”, 2013), uma das maiores bilheterias da Coreia do Sul, com mais de 11 milhões de espectadores no país, e que somente agora, depois de três anos, chega ao Brasil, distribuído pela Contents 360 Audiovisual. Acabei de assistir em cabine especial, gostei demais e recomendo esse fantástico trabalho de um diretor estreante, Woo-seok Yang, que também é o roteirista do filme.
A história é real, sobre um advogado tributarista pouco conhecido e sem clientes, interpretado pelo sempre bom ator Kang-ho Song, incumbido de defender um estudante preso e torturado pelo regime militar nos anos 80. Diante da repercussão do caso, o advogado acaba liderando um movimento de democratização do país.
Alternado entre momentos cômicos e dramáticos, quase sempre dentro do tribunal, “O advogado” foi inspirado no caso “Burim”, ocorrido em 1981, quando no regime militar do autoritário presidente Chun Doo-hwan, dezenas de estudantes, professores e trabalhadores acabaram presos, acusados de serem simpatizantes dos comunistas norte-coreanos. Um advogado, Roh Moo-hyun (1946-2009), de Busan, pegou a causa e reuniu advogados para defender o grupo, travando uma árdua batalha judicial, que abriu precedentes para a luta pelos direitos humanos na Coreia do Sul. Quase duas décadas depois Moo-hyun entrou para a política, foi eleito deputado, ministro e por fim tornou-se o nono presidente do país, governando-o de 2003 a 2008.
Filmão de qualidade, imprescindível para advogados e estudantes de Direito, que reafirma o excelente momento do cinema sul-coreano.
OBS: “O advogado” será exibido a partir de amanhã, dia 12, na sala 5 do Espaço Itaú de Cinema, do Shopping Frei Caneca (sessão das 21h40).

Título original: “Byeon-ho-in” (Coreia do Sul, 2013)
Direção: Woo-seok Yang
Com: Song Kang-Ho, Kim Young-Ae, Oh Dal-Su, Kwak Do-Won, Siwan
Gênero: Drama
Duração: 127 minutos

Trailer oficial


Nenhum comentário: