sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Nota do blogueiro


Cabine de imprensa pela manhã do drama "Invisível" ("Invisible", 2017, 87 minutos, escrito e dirigido por Pablo Giorgelli), que entra em cartaz no Brasil no dia 09 de novembro, distribuído pela Vitrine Filmes.
Esta co-produção Argentina, Brasil, Uruguai e França é um trabalho introspectivo do diretor argentino de "Las acacias" (2011), sobre uma estudante argentina de 17 anos que engravida de um homem mais velho, mas não deseja ter o filho. Com a ajuda de uma amiga, planeja fazer aborto, decisão difícil de ser tomada.
Com câmera empenhada nos pormenores das ações, além de explorar o aborto de forma atual e sincera, o cineasta trata junto o tema do sistema de ensino na Argentina, com críticas ao modelo tradicionalista praticado no país (parecido com o Brasil), que mais distancia o aluno do que gera aprendizagem (como no caso da protagonista, vivido pela interessante Mora Arenillas). Adoro o cinema de Giorgelli, sou admirador de Las Acacias e este novo trabalho dele me pôs num estado de catarse.
Confira dia 09 de novembro nos cinemas esta produção independente exibida na Bienal de Veneza, obra para ser vista e discutida entre os educadores, pais e adolescentes.


Nenhum comentário: