segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Cine Lançamento


A noite da realeza

Em 8 de maio de 1945, no Palácio de Buckingham, em Londres, um grande número de pessoas se concentrava para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial, um dia festivo conhecido pelos britânicos como o “Dia da Vitória”. Quando anoitece, as princesas Elizabeth (Sarah Gadon) e Margaret (Bel Powley) conseguem permissão para sair do palácio e se juntar ao público comum, pelas ruas da capital da Inglaterra, onde irão se envolver em aventuras fora das tradições da realeza.

Elegante comédia britânica baseada em relatos reais, porém não oficiais, ainda que romanceados, quando, no alvoroço do Dia da Vitória, a princesa Elizabeth, então com 19 anos, saiu com a irmã Margaret, mais nova, do palácio para um passeio pelas ruas da capital. Ninguém reconheceu as duas jovens que, livres, fizeram uma longa jornada noite adentro: farrearam em bares, beberam, flertaram com garotos da mesma idade e arriscaram namoricos escondidos. Até se envolveram em corridas de carro, brigas e confusões com a polícia. Fora das paredes sufocantes do palácio, longe dos discursos de repreensão dos pais, contra todos os princípios da Corte Real, Elizabeth e Margaret, depois dessa noite agitada, sentiram-se felizes pela primeira vez.
Não se sabe se todos os fatos narrados com as irmãs à noite foram verdade, mas no filme funciona como picos de energia ajudando a compor um roteiro agradável, notadamente feminino.
O figurino de época, o design de produção de uma Inglaterra dos anos 40, em plena Segunda Guerra, e a feição da atriz principal, a bela Sarah Gadon, conquistam o telespectador de imediato. Sentimos na produção todo um toque de sofisticação, alternando sutilezas e charme, numa narrativa de romance com drama que fecha em um original tom farsesco.
Rodado em lindos lugares de Londres e Bruxelas, “A noite da realeza”, exibido há poucos meses na TV fechada com o título de “Uma noite real”, traz participações especiais de Emily Watson, como a rainha Isabel, mãe de Elizabeth e Margaret, e Rupert Everett, o rei George, pais das meninas, que era gago (já vimos a biografia dele no ótimo “O discurso do rei”, premiado com quatro Oscars em 2011, e recentemente no seriado do Netflix “The crown”), duas figuras imponentes, importantíssimas para o desenrolar da trama. Já em DVD pela Flashstar.


A noite da realeza (A royal night out). Inglaterra, 2015, 97 min. Drama/Romance. Dirigido por: Julian Jarrold. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: