quarta-feira, 3 de maio de 2017

Cine Lançamento


Fúria Cannabis

Em uma comunidade rural na Carolina do Norte, nas Montanhas Apalaches, um jovem rebelde chamado Travis (Jeremy Irvine) luta para deixar o passado violento. Foge de casa, devido ao pai opressor, e abriga-se na casa de Leonard (Noah Wyle), um professor que também esconde um passado de tragédias. O destino dos dois será traçado diante de uma sociedade bruta e corrupta, regida pelas próprias leis locais.

Ficou fora do circuito e quase ninguém assistiu esse bom filme independente norte-americano, podendo ser conferido agora em home vídeo, com selo da Flashstar. Duro, trágico, violento e com desfecho incômodo, “Fúria Cannabis” (esqueçam o título infeliz!) projeta o cotidiano de um jovem com um passado condenável, massacrado em casa pelo pai, e que procura liberdade e afeto na casa de um professor, que também guarda fortes segredos de família (revelados ao longo do filme). Unidos, um completa o outro em seus dias difíceis, indecisões e no ambiente de trabalho, repelidos por uma sociedade ameaçadora, ideia reforçada na comunidade rural onde moram, com paisagens incríveis de árvores secas e extensos riachos, na região montanhosa do oeste do estado da Carolina do Norte. Lá, 150 anos atrás, foi palco da Guerra Civil Americana, que ainda guarda resquícios de escravidão, truculência na posse de terras e execuções a mando dos proprietários das áreas férteis. A Cannabis do título traduzido para o português aparece na história para retratar a questão da posse de terras dominadas pelo plantio da droga, que irá ligar os dois personagens centrais aos “vilões”.
Pouco conhecidos no Brasil, Noah Wyle e Jeremy Irvine aproveitaram o projeto fílmico para demonstrar que são atores capazes de uma interpretação mais realista e sincera – tem até participação de Haley Joel Osment, garotinho de “O sexto sentido”, hoje obeso e aceitando papéis em fitas bem ruins.
A fotografia é um exercício à parte, sublime e exato no resultado (as gravações ocorreram em Asheville, um condado de Buncombe, na própria Carolina do Norte). Recomendação da semana em DVD!


Fúria Cannabis (The world made straight). EUA, 2015, 119 min. Drama. Dirigido por David Burris. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: