quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Resenha especial



Voltaire e o caso Calas

Toulouse, França, outubro de 1761. Marc-Antoine (Sébastien Mortier), filho do negociador calvinista Jean Calas (François Germond), é encontrado morto na residência da família, e a Polícia prende o pai acusado da morte. Na prisão, durante forte clamor popular, Jean Calas sofre tortura e é assassinado, depois queimado. Diante do caso, o filósofo iluminista Voltaire (Claude Rich) investiga o caso, por conta própria, e tenta comprovar, perante a sociedade, uma injustiça cometida contra Jean Calas.

Inédito no Brasil, esse didático telefilme franco-suíço reconstitui um importante fato histórico da França Moderna, porém de pouco conhecimento entre os brasileiros, que foi a participação do escritor e filósofo iluminista Voltaire (1694-1778) no julgamento de Jean Calas, um negociador protestante de Toulouse vítima da intolerância religiosa. Em teor de denúncia, a produção, barata em termos de orçamento, potencializa a interessante figura de Voltaire (pilar do Iluminismo na luta contra o Absolutismo), aqui engajado em desvendar os motivos que levaram à condenação e morte de Calas, provocando uma reflexão sobre assuntos até hoje em voga no mundo, como a manipulação da Justiça, a intolerância religiosa e o ardor da opinião pública. Tamanha a imersão de Voltaire no caso Calas que o filósofo, a partir desse desgastante trabalho investigativo, escreveu o famoso livro “Tratado sobre a tolerância”, publicado poucos anos depois, em 1763.
Estruturado numa sofisticada narrativa de diálogos preciosos e ambientação tenaz com exemplar trabalho de figurino e cenografia (de uma França em ebulição, pré-Revolução Francesa), o telefilme tem grande força graças à direção do documentarista Francis Reusser, especializado em temas históricos, servindo como boa peça de estudo. Atenção também para o trabalho do veterano ator francês Claude Rich, no papel de um Voltaire questionador e pensativo.
Em DVD pela primeira vez no Brasil, distribuído no mercado pela Versátil. Por Felipe Brida


Voltaire e o caso Calas (Voltaire et l’affaire Calas). França/Suíça, 2007, 93 min. Drama. Dirigido por Francis Reusser. Distribuição: Versátil

Nenhum comentário: