quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Lançamentos


Projeto Almanaque

Grupo de universitários descobre, no sótão da casa de um deles, um antigo projeto de máquina do tempo. Surpresos, eles montam o equipamento e utilizam-no para voltar ao passado a fim de reparar pequenos erros do cotidiano. Porém a situação foge do controle causando efeitos devastadores na vida de cada um dos envolvidos.

Produzido por Michael Bay, “Projeto Almanaque” é um bom passatempo na linha de ficção científica feito por jovens atores (desconhecidos entre os brasileiros) e de interesse aos adolescentes. Apesar da assinatura de Bay, não espere shows pirotécnicos de efeitos visuais nas proporções de “Transformers”, pois o orçamento deste aqui é uma pontinha em relação aos blockbusters do famoso produtor – na verdade o filme é independente, custou U$ 12 milhões, mas rendeu o dobro nas bilheterias norte-americanas. Já no Brasil veio direto em home video (em DVD e Blu-ray, distribuído pela Paramount).
É um divertido (e por vezes assustador) entretenimento jovial, que acompanha a drástica mudança na rotina de um grupo de amigos de faculdade ao encontrar esboços de uma máquina do tempo. Fuçados em engenharia básica e entusiasmados com a descoberta, eles criam o equipamento tornando-se cobaias de uma incrível viagem ao tempo, num intenso ir e vir ao passado e ao futuro. Assim cada um deles atinge velhos objetivos: resolver desafetos, ganhar dinheiro ao prever os números da loteria, tornar-se popular na escola etc. Mas nem tudo é perfeito, e quanto mais os jovens modificam o passado, maior a probabilidade de ocorrer graves consequências no futuro, um ‘lugar’ desconhecido – ou seja, sob uma ótica determinista, o filme dialoga com a Teoria do Caos.
Super empolgante, a história contorna-se em reviravoltas decisivas, uma atrás da outra. E atente-se ao desfecho metafórico.
“Projeto Almanaque” foi uma boa descoberta de 2015, lançado numa safra positiva de novos diretores – esta é a estreia de um jovem cineasta chamado Dean Israelite, que em anos anteriores rodou somente curtas-metragens. Já em DVD e Blu-ray. Por Felipe Brida

Projeto Almanaque (Project Almanac). EUA, 2015, 106 min. Ficção científica/Ação. Dirigido por Dean Israelite. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: