quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Viva Nostalgia!


Casa, comida e carinho

O produtor de teatro Joe D. Ross (Gene Kelly) fecha contrato com uma simples família do interior dos Estados Unidos, os Falbury, para apresentar seu novo espetáculo na fazenda deles. A proprietária das terras, Jane Falbury (Judy Garland), aceita participar da peça e logo rouba a cena, tornando-se estrela da noite para o dia.

Divertidíssima e nostálgica comédia romântica musical que fez sucesso no lançamento, em 1950, com direção do sempre bom Charles Walters (de “Lili”, “Alta sociedade” e “A inconquistável Molly”). Marcou o reencontro do lendário ator Gene Kelly e da atriz Judy Garland – ambos estiveram em cena em “Idílio em dó-ré-mi” (1942) e “O pirata” (1948), por exemplo, e aqui novamente brilham com vigor, dança e muita música (eles eram cantores e dançarinos de verdade!).
Jogando com uma história simples, o diretor presta uma singela homenagem ao mundo do teatro, com alusão à Broadway, local de convívio e trabalho do cineasta Charles Walters (a companhia que se apresenta nas terras dos Falbury é da Broadway). Mostra os bastidores da arte cênica, como a relação dos atores dentro e fora dos palcos e o corre-corre da montagem dos espetáculos, ou seja, para pessoas que lidam diariamente com teatro, o filme é uma razão a mais para assistir.
Rodado inteiramente nos estúdios da MGM, os cenários aludem ao típico interior norte-americano, com amplas fazendas verdes, gado, calorão e a harmonia da família sulista.
Chega pela primeira vez em DVD pela distribuidora Obras-primas, em cópia excelente. Divertido, agradável, é para ter em qualquer coleção. Por Felipe Brida

Casa, comida e carinho (Summer stock). EUA, 1950, 108 min. Musical/Romance. Colorido. Dirigido por Charles Walters. Distribuição: Obras-primas.

* Resenha publicada na coluna Middia Cinema - edição de agosto/setembro de 2015 da Middia Magazine.

Nenhum comentário: